Por que estudar filosofia?

“Filosofia” vem das palavras gregas “filo” e “sofia” e significa “amigo da sabedoria”. A filosofia usa as ferramentas da lógica e da razão para analisar as maneiras pelas quais os humanos experimentam o mundo. Ensina pensamento crítico, leitura atenta, redação clara e análise lógica; usa-os para entender a linguagem que usamos para descrever o mundo e nosso lugar nele. Diferentes áreas da filosofia se distinguem pelas perguntas que fazem: nossos sentidos descrevem com precisão a realidade? como devemos viver? Como se vê, estas são questões filosóficas, e a filosofia ensina as maneiras pelas quais podemos começar a respondê-las.

Os estudantes de filosofia da FASBAM obtêm muitos benefícios. As ferramentas ensinadas pela filosofia são de grande utilidade no ensino superior e no ambiente de trabalho. Apesar da natureza aparentemente abstrata das perguntas dos filósofos, as ferramentas que a filosofia ensina são necessárias para a formação sacerdotal e também tendem a ser muito procuradas no meio empresarial. Os estudantes de filosofia aprendem a escrever com clareza e a ler atentamente, com um olhar crítico; eles são ensinados a identificar o mau raciocínio e como evitá-lo na escrita e no dia a dia.

A razão mais importante para estudar filosofia é que é de enorme e duradouro interesse. Todos nós temos que responder, por nós mesmos, às perguntas feitas pelos filósofos. Aqui na FASBAM, os nossos estudantes podem aprender a fazer bem as perguntas e como começar a desenvolver respostas. A filosofia é importante, mas também é extremamente agradável, e nossa instituição contém muitos professores com experiência no processo de aprendizagem da filosofia, inclusive internacional. Nosso corpo docente está comprometido com um estilo participativo de ensino, no qual os estudantes recebem as ferramentas e a oportunidade de se desenvolverem e expressarem à luz do patrimônio filosófico perenemente válido.

Clique aqui e acesse a página do Vestibular em Filosofia da FASBAM e faça já a sua inscrição!

Gostou desta postagem? Quer ter acesso a mais conteúdos como esses? Então, siga nossa página no Facebook e o nosso perfil no Instagram.