Coisas que deveríamos saber sobre os Apóstolos Pedro e Paulo

Como é sabido, o ícone clássico para esta solenidade abençoada retrata os dois apóstolos santos abraçando e beijando um ao outro. Este ósculo apostólico é explicado por muitas pessoas de várias maneiras. Para alguns, esse beijo significa a reconciliação dos dois apóstolos depois que eles discordaram em Antioquia. Para outros, esse beijo representa o encontro do Oriente (representado pelo apóstolo Paulo) e do Ocidente (representado pelo apóstolo Pedro). Ainda outros vêem nele um símbolo do destino compartilhado pelos dois apóstolos que foram martirizados em Roma, o primeiro por decapitação e o segundo por ser crucificado como seu Mestre.

Por mais que essas teorias variem em precisão, algumas delas – especialmente a última – oferece uma solução sólida e construtiva. Em qualquer caso, é claro que os dois apóstolos representam dois mundos distintos, ou melhor, apresentam-nos duas personalidades bíblicas muito importantes. Cada um deles gostava de virtudes específicas com as quais eles brilhavam especialmente.

O apóstolo Paulo foi especialmente distinguido por um trio de virtudes e o apóstolo Pedro foi igualmente dotado de outro trio de virtudes.

Começando com o apóstolo Paulo, notamos facilmente através dos textos do Novo Testamento que o ele foi distinguido por três características que fundamentalmente o ajudaram no sucesso de sua missão e trabalho.

1. Ele era um cidadão romano. Isso significava que ele possuía direitos civis e políticos únicos. Ele repetidamente aproveitou-se deles sempre que a necessidade surgiu para isso. Por exemplo, podemos apontar o incidente de ele ter sido libertado da prisão em Filipos quando anunciou que era cidadão romano.

2. O apóstolo Paulo era perito em grego e filosofia. Por essa razão, Deus o viu como “um vaso escolhido” e o enviou aos gentios. Por meio da língua grega, o apóstolo Paulo foi capaz de capturar o grande e civilizado mundo grego daquele tempo para Cristo. Ele colocou no serviço da Palavra de Deus o poder da filosofia e do conhecimento linguístico como meio de diálogo, encontro e comunicação. Aqui podemos contemplar o papel do conhecimento e da filosofia.

3. O apóstolo Paulo possuía uma terceira característica, sua religião judaica e hebraica. Ele foi um dos judeus da diáspora. Ele mesmo se orgulhava de ser fariseu que estudara com Gamaliel.

Aqui nos voltamos para a questão da religião.

Por outro lado, notamos um trio de virtudes com o apóstolo Pedro.

1. Jesus nomeou Pedro como pastor. Quando Pedro respondeu afirmativamente à pergunta de Jesus: “Você me ama?”, Jesus enviou-o para cuidar das ovelhas. Então o amor é serviço pastoral. Aqui podemos fazer uma pausa na questão do “pastorear”.

2. Pedro confessou a verdade mais importante. O acontecimento mais importante e definidor na vida de São Pedro foi sua surpreendente confissão: “Você é o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Essa é a verdade que o Senhor considerou ser a rocha sobre a qual Sua Igreja seria construída. .

3. Pedro foi distinguido pelo zelo no amor. Nós facilmente notamos nos textos do Novo Testamento que Pedro sempre quis demonstrar seu zelo pelo amor de Cristo mais do que os outros apóstolos. Este zelo fez com que ele prometesse a Jesus que o seguiria até a morte, para cortar a orelha do escravo do sumo sacerdote, para imediatamente lançar-se no mar de Tiberíades, a fim de encontrar Jesus primeiro, quando Ele ressuscitara dos mortos. Assim, o apóstolo Pedro foi distinguido pelo zelo justo.

De fato, esses dois trios se complementam quando combinamos cada um deles. Sim, a autoridade deve ser pastoral, a filosofia verdadeira e a religião ansiar o o zelo.

É claro que o verdadeiro significado da autoridade é pastorear as pessoas. Quem quiser tornar-se grande entre vocês será seu servo. E todo aquele que deseja ser o primeiro será escravo de todos ”(Marcos 10: 43-44).

De fato, a verdadeira filosofia é a verdade cristã, assim como o conhecimento verdadeiro é encontrado na fé cristã.

Verdadeiramente, a religião sem a chama zelosa do amor perde sua vitalidade e se torna simplesmente farisaísmo morto, formal e estático.

De fato, “o caminho” está pastoreando em autoridade, “A verdade” em filosofia e “a vida” na religião. Isto é o que é simbolizado na imagem do abraço de Pedro e Paulo. Isto é, a autoridade com Paulo abraça o pastoreio com Pedro. As ciências com Paulo encontram a verdade com Pedro. Finalmente, a religião com Paulo é realizada em amor zeloso com Pedro.

Quando há o abraço das virtudes de Pedro e as virtudes de Paulo – estes dois mundos se entrelaçam, e as características de cada um se encontram – a rocha de Jesus é encontrada na prática: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.”

Fonte: clique aqui.

3 thoughts on “Coisas que deveríamos saber sobre os Apóstolos Pedro e Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo