Tudo o que há para saber sobre o Cordeiro de Deus na iconografia oriental

O Cordeiro de Deus é o nome antigo dado a Jesus Cristo e registrado nas Escrituras. Mais do que apenas um título, influenciou a iconografia cristã desde os primeiros séculos até os dias de hoje. A imagem do Cordeiro de Deus também se desenvolveu ao longo da história da Igreja.

O cordeiro como símbolo de Cristo (do século I ao III)

Ouvir o Evangelho é permitido a todos: mas a glória do Evangelho é reservada somente aos verdadeiros filhos de Cristo… pois a glória é esclarecedora para os que crêem e cegam para os que não crêem… [Portanto] muitas coisas com que falamos frequentemente de um modo velado, que os crentes que conhecem podem entender, e aqueles que não sabem, não podem se ferir. (VI Aula Catequética, São Cirilo de Jerusalém)
 
Falando em memória viva das perseguições patrocinadas pelo Estado contra os cristãos, São Cirilo (+386) oferece, acima de uma explicação, porque grande parte da iconografia mais antiga da Igreja é simbólica. Mesmo no século IV, quando o cristianismo era legal, São Cirilo ainda via a necessidade de usar linguagem “velada”, isto é, simbólica, para explicar partes da fé cristã. Não surpreende, portanto, que os primeiros ícones sobreviventes da Igreja empreguem imagens simbólicas para instruir os convertidos.
 
O peixe, a âncora, o pavão, o navio, o Chi-Rho e o pastor (sem barba) são todos encontrados nas catacumbas cristãs fora de Roma, datando do século II, e todos têm seu próprio significado. Imagens do pastor certamente representam a Cristo, mas os primeiros cristãos, sabendo que Jesus Cristo nasceu judeu, viam o jovem pastor representar Jesus, em vez de ser uma imagem Dele. Entre essas imagens estão as do cordeiro.
 
As imagens do Cordeiro de Deus datam da própria Encarnação, quando João Batista, ao ver Jesus andando em sua direção, exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1,29). A imagem de Cristo como “o Cordeiro” também é amplamente usada por São João no livro do Apocalipse (por exemplo, Ap 5, 6-14). E assim uma imagem de um cordeiro, o Agnus Dei em latim, é instantaneamente reconhecível como Jesus Cristo para os primeiros cristãos, embora não signifique nada de particular para os pagãos que poderiam de outro modo perseguir essa nova religião.
 
O Cordeiro de Deus no Império Cristão (Século IV e VII)
 
Após o Edito de Milão, efetivamente legalizando o culto cristão, as igrejas começaram lentamente a ser construídas dentro do Império Romano-Bizantino. Muitos desses prédios sobrevivem na Itália, sobrevivendo aos afrescos e mosaicos mostrando como as imagens do “Cordeiro” que eram explicitamente identificadas como Jesus Cristo. As igrejas do século VI de Ravenna, com influência bizantina, e igrejas semelhantes em Roma, todas têm imagens do Cordeiro de Deus, mostradas com um halo cruciforme para identificá-lo como Jesus Cristo. Na basílica de São Cosme e Damião, em Roma, o Agnus Dei é mostrado em pé sobre uma rocha com quatro correntes, ladeado por doze outras ovelhas, simbolizando os apóstolos. Estas imagens simbólicas de Cristo estão ao lado de imagens contemporâneas do Jesus Cristo com barba que reconhecemos hoje.
 
Essas imagens do Cordeiro de Deus foram fortemente influenciadas pela revelação divina de São João, na qual o Apóstolo vê o Cordeiro sentado em um trono, ao redor do qual os anjos e anciãos adoram. No entanto, o simbolismo de Jesus Cristo como “o Cordeiro” também alude à morte de Cristo na Cruz “para tirar o pecado do mundo”. Esta imagem está consagrada na Divina Liturgia, que, de uma forma ou de outra, remonta a São Tiago, o primo de Jesus Cristo. Na parte da Liturgia conhecida como a Proscomida, um pedaço é cortado do centro do pequeno pão redondo e é referido como o Cordeiro (grego: Amnon). É este Cordeiro que é consagrado para se tornar o Corpo de Cristo e dele tanto o clero como os leigos recebem a Sagrada Comunhão. E assim, imagens de Jesus Cristo como Agnus Dei também são encontradas no santuário de igrejas antigas, ao redor do altar; às vezes, o Cordeiro de Deus é mostrado no próprio altar.
 
A Ascensão do Iconcolasmo e a Proibição do Agnus Dei (século VIII)
 
Durante o oitavo século, uma oposição às imagens de Jesus Cristo e dos Santos surgiu no Império Romano (oriental), iniciada e apoiada pelo imperador Leão III, e continuando sob seu sucessor, Constantino V. Isso resultou na destruição de muitos imagens religiosas de Cristo e Seus santos, assim como o assassinato de inúmeras pessoas que continuaram a venerar os ícones. É irônico, portanto, que a proibição específica de imagens do Cordeiro de Deus não venha dos iconoclastas (destruidores de imagens), mas de um concílio que precedeu toda a controvérsia.
 
No Concílio de Trullo, também conhecido como Concílio Quinissexto, realizado em 692, o 82º cânon declarou:
 
Em certas reproduções de imagens veneráveis, o precursor [João Batista] é representado, indicando o cordeiro com o dedo. Essa representação foi adotada como um símbolo da graça. É uma figura oculta daquele verdadeiro cordeiro que é Cristo, nosso Deus, e mostrado a nós de acordo com a Lei. Tendo assim acolhido essas figuras e sombras antigas como símbolos da verdade transmitida à Igreja, preferimos hoje a graça e a verdade como um cumprimento dessa Lei. Portanto, a fim de expor a visão de tudo o que é perfeito, pelo menos com a ajuda da pintura, decretamos que, a partir de então, Cristo, nosso Deus, deve ser representado em Sua forma humana, mas não na forma do antigo cordeiro.
 
Em outras palavras, para os bispos que compareceram ao Concílio, a imagem de Cristo era em si uma confissão da realidade física da encarnação de Jesus Cristo na carne. Os ícones de Jesus Cristo reafirmaram isto, enquanto as imagens de um cordeiro não o fizeram. No entanto, os efeitos do Concílio de Trullo podem não ter se espalhado muito se não fosse pela heresia iconoclástica subsequente, que começou nos anos 700. O primeiro grande adversário da nova heresia foi São Germano (+733), o bispo de Constantinopla. Ele usou o argumento implícito no cânon 82 para defender a veneração de ícones:
 
Na memória eterna da vida na carne de nosso Senhor Jesus Cristo, da Sua paixão, da sua morte salvadora e da redenção do mundo que delas resulta, recebemos a tradição de representá-lo em Sua forma humana – isto é, em Sua Teofania visível -, entendendo que nós exaltamos desta maneira a humilhação de Deus a Palavra.
 
Em outras palavras: fazemos imagens do Deus invisível porque Deus assumiu a carne humana e se fez visível como a pessoa Jesus Cristo.
 
Este argumento finalmente prevaleceu e, como tal, os cânones de Trullo foram incluídos no Sétimo Concílio Ecumênico. Esses cânones incluíam a proibição de imagens do Cordeiro de Deus. As imagens mais antigas do Cordeiro de Deus, como as de Ravenna, sobreviveram porque os Padres do Sétimo Concílio Ecumênico não foram “destruidores de imagens”, mas novas imagens de Jesus Cristo como “o Cordeiro” não foram permitidas. 
 
O Cordeiro torna-se o Melismo (século XI em diante)
 
Depois do Grande Cisma (1054), é possível que uma nova imagem de Cristo aparecendo no final do século XI tenha sido pintada em parte como uma reação à heresia que envolveu a França: os melismos.
 
Os melismos (grego: Μελισμος) mostram o Menino Jesus Cristo no altar, coberto e deitado sobre a patena, no lugar onde estaria o pão consagrado. O que é chamado “o Cordeiro” na Divina Liturgia, é descrito como o menino Jesus: uma afirmação clara de que a Eucaristia é o corpo e o sangue real de Cristo.
 
A primeira imagem sobrevivente dos melismos encontra-se acima do altar da igreja de São Jorge, Kurbinovo, Macedônia, datada de 1191. No entanto, pode muito bem haver imagens mais antigas desse tipo, e que elas também surgiram como uma resposta ao cânone de Trullo proibindo imagens de Jesus Cristo como um cordeiro. Melismos é uma palavra grega que significa “fratura” ou “divisão”, e se relaciona com o ponto da Liturgia quando o sacerdote quebra o Amnon (a hóstia maior) em quatro partes dizendo: O Cordeiro de Deus é partido e distribuído; Ele é par- tido, mas é indivisível; Ele se dá como alimento, mas jamais se exaure; Ele santifica os que dele participam. Quando o Cordeiro é cortado do pão durante a Proscomida, o sacerdote reza as palavras de Isaías: Como um cordeiro que é conduzido ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador, Ele não abriu a boca. Por um iníquo julgamento foi arrebatado. Quem pensou em defender sua causa, quando foi suprimido da terra dos vivos, morto pelo pecado de meu povo? (Is 53, 7-8, conforme citado em At 8, 32-33).
 
A Cristo-Menino comunica melhor a inocência e o silêncio do “cordeiro diante do tosquiador”, e assim esta forma dos melismos domina; imagens do Cristo-adulto expostas na patena existem, no entanto. Os melismos substituíram as imagens do “Cordeiro de Deus” no altar em templos por todo o Império Bizantino, com exemplos sobrevivendo de Chipre à Romênia. Não só os melismos são mostrados em afrescos atrás do santuário, mas eles também aparecem em itens litúrgicos, como os véus usados ​​para cobrir a patena e proteger a prósfora da poeira.
 
Hoje em dia, as representações eucarísticas do Cordeiro de Deus como o Menino Jesus ainda ocorrem, especialmente bordadas nos véus usados ​​para cobrir a patena e o cálice.
 
Além disso, a partir do século XVI, ícones de João Batista segurando os melismos começam a aparecer. Esses ícones remontam ao cânone de Trullo, que menciona especificamente imagens de São João apontando para um cordeiro representando Cristo, e as proíbe. Os ícones eslavos respondem a isso substituindo o simbólico “cordeiro” pelo “real” Cordeiro: Jesus Cristo na forma humana. Esses ícones identificam o Menino Jesus como o Cordeiro de Deus, colocando-O em um cálice, ou em uma patena coberta pela “estrela” (a estrela é uma estrutura de metal usada para apoiar o véu e impedir que ele toque na hóstia consagrada) . Deste modo, Cristo é representado da mesma forma que imagens de melismos bizantinos mais antigos.
 
O Cordeiro de Deus hoje
 
O Ocidente não seguiu o cânon de Trullo, e imagens de cordeiros com halos, geralmente carregando uma “Cruz de São Jorge”, são abundantes em igrejas católicas, anglicanas e outras igrejas protestantes. Dentro da Igreja Ortodoxa, Jesus Cristo ainda pode ser encontrado como um cordeiro após o século VII. Normalmente, essas imagens são baseadas nas descrições de Jesus como o Cordeiro encontrado no Livro do Apocalipse, tornando-as pinturas de visões divinas, mas alegóricas, “literais”. No entanto, como os padres do Concílio de Trullo declararam: “nós preferimos hoje a graça e a verdade”. Por isso, no Oriente são mais comum as imagens do Jesus-menino, deitado sobre a patena, ou dentro do cálice. O Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo é o eterno e divino Filho, que se humilhou para assumir a fragilidade humana e nascer de uma mulher; e assim Ele é descrito como tal.
 
O que São Cirilo de Jerusalém falou sobre os símbolos ainda é verdade hoje. As representações do Cordeiro de Deus, particularmente aquelas que o mostram como criança, são encontradas no santuário, ou então nos itens litúrgicos. Eles pertencem à vida interior da Igreja: ao mistério da Eucaristia, aberto apenas aos batizados na Igreja. É provável que as imagens do Cordeiro de Deus mostrado acima sejam entendidas de forma diferente por cristãos e não cristãos.
 
Russia, 16th Century

 

Representando misticamente os querubins e cantando o hino de louvor à Santíssima e vivificante Trindade, afastemos de nós todas as preocupações desta vida, para que possamos acolher o Rei do universo que é conduzido invisivelmente pela multidão de anjos. Aleluia, aleluia, aleluia!

Adaptado de: clique aqui.

One thought on “Tudo o que há para saber sobre o Cordeiro de Deus na iconografia oriental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo