O significado das inscrições na iconografia

As inscrições de ícones são símbolos e acrônimos aceitos na tradição de pintura de ícones. Inscrições podem ser feitas tanto em eslavo eclesiástico quanto em grego. Nessas inscrições, a forma contracta é amplamente usada, que é uma forma reduzida de uma palavra com a ajuda de suas primeiras e últimas letras. Acima dessas palavras, um símbolo especial chamado tio ( ҃ ) é escrito. A forma reduzida do nome Jesus Cristo, consiste de dois pares de letras, isto é, de IC XC. O halo cruciforme nos lembra da morte do Salvador na cruz, cujo efeito redentor cobriu o mundo inteiro – “é transversal, pois com a cruz salvou o mundo”. O número “quatro” é o símbolo da plenitude espacial. Quatro “extremidades”, que fazem uma cruz, conectam os quatro pontos cardeais.
 
Em três lados visíveis da cruz dentro do halo, a palavra grega O Ѡ N está escrita, que significa “EU SOU”. Essa maneira apareceu no século XI. Esta inscrição destaca a natureza divina de Jesus Cristo de acordo com a revelação que Moisés recebeu: “Eu sou aquele que é” (Êxodo 3,14).
 
Nos ícones grego e búlgaro, a letra O (omicron) é colocada à esquerda, Ѡ (ômega) – no topo, N (nu) – à direita. A inscrição inteira é lida em um círculo da esquerda para a direita.
 
Para ícones eslavos, uma ordem diferente é mais comum: Ѡ ou Ѿ está à esquerda, Ѻ no topo, Н está à direita. A inscrição é lida por linhas que começam no topo e depois da esquerda para a direita na segunda linha.
 
Deve-se notar que a explicação bíblica das palavras não foi a única na Rus-Ucrânia. Da literatura do rito antigo, podemos aprender que havia outra explicação. Talvez tenha sido ingênuo até certo ponto, mas ainda assim não violou nenhuma regra dogmática da Igreja. Segundo ele, três cartas expressavam antes de tudo três naturezas de Deus. Em segundo lugar, a natureza divina de Jesus Cristo: Ѿ  – “paternal”. Ѻ, Н – “filho inconcebível”. Em terceiro lugar, a encarnação do Filho de Deus e Seus sofrimentos: Ѿ  – “do céu Ele veio”, Ѻ – “os que não Me conceberam”, Н  – “crucificados na cruz” .
 
Como pode ser visto a partir dessas explicações, a ordem de leitura dos símbolos também não foi unificada e poderia ser alterada, destruindo quaisquer conexões com a tradição grega e substituindo as palavras “EU SOU” pela palavra Ѿ Ѻ Н.
 
As inscrições nos ícones antigos eram bem simples. Algumas palavras amplamente conhecidas foram reduzidas. Além de Ιησους Χρηστος, palavras como Αρχαγγελος, ο Δικαιος, ο Προφητης, ο Αγιος и η Αγια também podem ser escritas em seus formulários curtos.
 
Os nomes deveriam ser legíveis. No entanto, se falamos de São João, o Precursor e São João Crisóstomo. Devemos salientar que muitas vezes os seus nomes e títulos (ο Προδρομος, ο Χρυσοστομος) foram encurtados.
 
Grego
Eslavo Eclesiástico
Tradução
Θεος
Бгъ
Deus
Гдъ
O Senhor
ΙΣ ΧΣ

ХС, IИС ХС, IСЪ ХСЪ
Ιησουσ
Χριστος, Jesus Cristo
ΙΧΘYΣ
Literalmente “peixe”, um antigo acrônimo para Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Salvador
Црь слвы
O Rei da Glória
ΜΠ ΘY
МН БЖН
Grego: forma contracta para Μητερ Θεου
Eslavo Eclesiástico: A Mãe de Deus
1. Б. М.
2. БЦА
3. П. Б.
1. Mãe de Deus
2. Portadora de Deus (Theotokos)
3. Santíssima Mãe de Deus
I. Н. Ц. I
Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus
ΤΚΠΓ
МЛ РБ
Grego: forma contracta para Τουτο Κρανιον
Παραδεισος Γεγονε
Eslavo Eclesiástico: forma contracta para Calvário.
ГГ
Monte Gólgota, a inscrição na parte inferior da Cruz
ГА
Cabeça de Adão, a inscrição próxima ao crânio de Adão na parte inferior da Cruz
К
Lança – uma das armas da paixão, pintada próxima a Cruz
Т
Bastão – uma das armas da Paixão, pintada próxima a Cruz
–             
КТ
Forma contracta para Lança e Bastão – the as armas da Paixão
ΑΓΙΟΣ,αγιος
АГИOС, СВЯТЫЙ,
СТЫ, СТН,СТИ, СТ, СВ
Santo
ΑΓΙΑ, αγια
АГИА, СТАЯ
Santa
ΟΚΑ, ΟΑΚ
Justo
ПРO
Profeta
АПЛЪ
Apóstolo
СТЛЬ
Hierarca (um santo que era bispo)
МЧ, МЧНК
Mártir
ПР
Venerável (um santo que era consagrado)

Exemplos e tipos de inscrições

 

2 thoughts on “O significado das inscrições na iconografia

  1. Marilene Moraes Coimbra says:

    Estou aprendendo muito com esses esclarecimentos.
    Estou fazendo um mosaico do ícone de Jesus Cristo. Muito cuidado com os detalhes. Caso contrário posso adulterar o ícone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo