Qual a importância de se entender o papel da América Latina na geografia do mundo?

Esta com certeza é uma pergunta que possui diversas respostas, estas por sua vez se dão de forma cultural, histórica e – como aponta a pergunta a qual examinaremos a resposta – geográfica.

Um ponto de partida com que nos deparamos é com a questão linguística, pois os países da América Latina falam primordialmente as línguas românicas (castelhano, português e francês), geograficamente isto é importante porque denomina nossa identidade, identidade de cada nação e de cada país. Identidade esta que não foi construída do dia para a noite, mas sim com conquistas, sangue, exploração e expropriação.

Cada um tem sua história e luta à sua maneira para alcançar reconhecimento, não reconhecimento de seus feitos, mas de sua cultura. Unimos nossa força e tentamos mostrar ao resto do mundo que existimos, que estamos aqui e que sabemos construir e modificar nossa própria sociedade.

É importante entender que cada um deve desempenhar bem o seu papel, os cargos que exercemos desde os menos vistos até os mais notórios são fundamentais para aumentar o desenvolvimento e expandir ainda mais nossa influência. Neste tempo é de suma importância entender que a América latina não é composta apenas de um país, mas de diversos outros que devem colaborar mutuamente para seu fortalecimento.

Cada território tem sua peculiaridade que permite com que subsistam e garantam sua renda, mas se sua peculiaridade é compartilhada com outros em troca de outras peculiaridades teremos então um território que tem a tendência a prosperar e ampliar significativamente a qualidade de vida de seus habitantes. Um exemplo prático para entender melhor esta dinâmica é o da exportação e importação, suponhamos que os países que não correspondem a América Latina subam seus preços – filtrando ainda mais nossa pesquisa – no petróleo, enquanto que um país latino-americano como a Colômbia tenha o produto mais em conta, com toda certeza o Brasil poderá comprar da Colômbia e a Colômbia também poderá importar outros produtos para nossas terras; com isto ampliamos o comércio e enriquecemos nossas relações.

Para concluir, faz-se fundamental entender o papel na América Latina para compreendermos nosso próprio papel, devemos visualizar que o centro do mundo não fica localizado no continente americano, eles não são o centro, apenas mais uma das muitas formas de comércio que podemos dialogar. Este texto não pretende ser uma crítica social, apenas uma exposição dos fatos que acontecem e como diz o dito popular, “contra fatos não há argumentos”.

Autor: Tiago Henrique Milchevski, estudante do 3º ano do Curso de Filosofia.

6 thoughts on “Qual a importância de se entender o papel da América Latina na geografia do mundo?

  1. Frank Miler says:

    Na minha opinião a América Latina se destaca por sua diversidade de povos e etinias. São povos que convivem muito próximos mas tem uma diferença enorme na cultura.

  2. Tiago says:

    Esta diferença de cultura enriquece ainda mais nossas experiências ao nos depararmos com a realidade de nossos vizinhos. Ao experimentarmos como vivem e como podemos aprender com eles.

  3. Marcos Mesquita says:

    Algo muito importante citado é que cada um tem sua importância naquilo que faz seja grande ou pequeno.
    Realmente a diversidade na América latina de etnias, cultura, gastronomia é muito grande e são essas coisas que dão a identidade de cada povo!

  4. Andre says:

    A importância da América latina se da devido a mistura de culturas de índios e imigrantes africanos e europeus. Além disso a riqueza da biodiversidade e o clima e a culinária são atrativos para turistas do mundo inteiro, fazendo com que haja uma grande circulação de dinheiro no mercado interno!

  5. Lucas says:

    Ao meu ver a América latina tem uma grande diversidade de culturas, isso é bem importante. Infelizmente é triste ver o nosso atraso com relação a o restante do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *