Qual a importância de se entender o papel da América Latina na geografia do mundo?

Esta com certeza é uma pergunta que possui diversas respostas, estas por sua vez se dão de forma cultural, histórica e – como aponta a pergunta a qual examinaremos a resposta – geográfica.

Um ponto de partida com que nos deparamos é com a questão linguística, pois os países da América Latina falam primordialmente as línguas românicas (castelhano, português e francês), geograficamente isto é importante porque denomina nossa identidade, identidade de cada nação e de cada país. Identidade esta que não foi construída do dia para a noite, mas sim com conquistas, sangue, exploração e expropriação.

Cada um tem sua história e luta à sua maneira para alcançar reconhecimento, não reconhecimento de seus feitos, mas de sua cultura. Unimos nossa força e tentamos mostrar ao resto do mundo que existimos, que estamos aqui e que sabemos construir e modificar nossa própria sociedade.

É importante entender que cada um deve desempenhar bem o seu papel, os cargos que exercemos desde os menos vistos até os mais notórios são fundamentais para aumentar o desenvolvimento e expandir ainda mais nossa influência. Neste tempo é de suma importância entender que a América latina não é composta apenas de um país, mas de diversos outros que devem colaborar mutuamente para seu fortalecimento.

Cada território tem sua peculiaridade que permite com que subsistam e garantam sua renda, mas se sua peculiaridade é compartilhada com outros em troca de outras peculiaridades teremos então um território que tem a tendência a prosperar e ampliar significativamente a qualidade de vida de seus habitantes. Um exemplo prático para entender melhor esta dinâmica é o da exportação e importação, suponhamos que os países que não correspondem a América Latina subam seus preços – filtrando ainda mais nossa pesquisa – no petróleo, enquanto que um país latino-americano como a Colômbia tenha o produto mais em conta, com toda certeza o Brasil poderá comprar da Colômbia e a Colômbia também poderá importar outros produtos para nossas terras; com isto ampliamos o comércio e enriquecemos nossas relações.

Para concluir, faz-se fundamental entender o papel na América Latina para compreendermos nosso próprio papel, devemos visualizar que o centro do mundo não fica localizado no continente americano, eles não são o centro, apenas mais uma das muitas formas de comércio que podemos dialogar. Este texto não pretende ser uma crítica social, apenas uma exposição dos fatos que acontecem e como diz o dito popular, “contra fatos não há argumentos”.

Autor: Tiago Henrique Milchevski, estudante do 3º ano do Curso de Filosofia.

7 thoughts on “Qual a importância de se entender o papel da América Latina na geografia do mundo?

  1. Frank Miler says:

    Na minha opinião a América Latina se destaca por sua diversidade de povos e etinias. São povos que convivem muito próximos mas tem uma diferença enorme na cultura.

  2. Tiago says:

    Esta diferença de cultura enriquece ainda mais nossas experiências ao nos depararmos com a realidade de nossos vizinhos. Ao experimentarmos como vivem e como podemos aprender com eles.

  3. Marcos Mesquita says:

    Algo muito importante citado é que cada um tem sua importância naquilo que faz seja grande ou pequeno.
    Realmente a diversidade na América latina de etnias, cultura, gastronomia é muito grande e são essas coisas que dão a identidade de cada povo!

  4. Patricia Mendes says:

    A América Latina possui uma importância impar no contexto mundial, pois aqui temos uma diversidade cultural dificilmente vista em outro continente.

  5. Andre says:

    A importância da América latina se da devido a mistura de culturas de índios e imigrantes africanos e europeus. Além disso a riqueza da biodiversidade e o clima e a culinária são atrativos para turistas do mundo inteiro, fazendo com que haja uma grande circulação de dinheiro no mercado interno!

  6. Lucas says:

    Ao meu ver a América latina tem uma grande diversidade de culturas, isso é bem importante. Infelizmente é triste ver o nosso atraso com relação a o restante do mundo.

    • Jefferson says:

      Talvez o nosso atraso, como você diz, seja por causa que ainda hoje a América Latina sofre com políticas de colonialismo que podem não se dá como no século XIX, mas que acontecem de outros modos, como quando países da América Latina são raptados pelo mercado exterior. Tal como quando políticas neoliberais surgem para destoar a força nacional do país e tentarem enfraquecer as democracias.
      Por isso é importante que a América Latina resista diante de opressões norteamericanas e europeias e una forças sociais pela democracia que agrega, junta, acolhe, não aquela que aumente desigualdades sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo