Os Cristãos Orientais, sejam eles católicos ou ortodoxos, fazem o Sinal da Cruz da direita para a esquerda. Primeiro, vamos descrever o modo de fazer o Sinal da Cruz e, então, explicaremos a razão de fazê-lo desta maneira.
Persignação
1) Tomamos a mão direita e colocamos o nosso polegar, o indicador e o dedo médio juntos formando um ponto, e os nossos dedos anelar e mínimo juntos da palma da mão. Os três dedos juntos representam a Santíssima Trindade, o Pai e o Filho e o Espírito Santo, e os dois dedos juntos da palma da mão representam as duas naturezas de Cristo, ou seja, a humana e a divina.
2) Tocamos, então, a nossa testa, depois nosso ventre, traçando a parte vertical da cruz.
3) Do nosso ventre, levamos a mão ao ombro direito, tocando-o.
4) Terminamos o Sinal da Cruz sobre nós mesmos, tocando no nosso ombro esquerdo.
Fazer o Sinal da Cruz ou persignar-se é um pedido de bênção a Deus. Os orientais o fazem da direita para a esquerda para espelhar as ações do sacerdote quando ele os abençoa. O sacerdote, olhando para os paroquianos, abençoa da esquerda para a direita. Portanto, os fiéis, fazem o sinal da cruz em si mesmos da direita para a esquerda.
Um segundo motivo dos orientais fazerem o Sinal da Cruz da direita para a esquerda está relacionado à oração do Credo Niceno-Constantinopolitano. Os fiéis fazem o sinal da cruz da testa até o ventre representando o Pai, após levam a mão para o lado direito representando o Filho, porque Ele está sentado à direita de do Pai; e após ao lado esquerdo representando o Espírito Santo.
Outro motivo também é porque, segundo o o evangelista Mateus 25,31-41, o Senhor separou as ovelhas dos bodes, colocando as ovelhas fiéis do lado direito e os bodes à esquerda, a Igreja sempre trata o lado direito como o lado preferido. Nós apenas nos cumprimentamos com a mão direita. O sacerdote, ao abençoar uma pessoa, toca primeiro ou aponta para o seu lado direito, depois para a esquerda. Também o Altar é incensado sempre do lado direito primeiro; a iconóstase, a assembleia dos fiéis e a própria igreja sempre são incensadas primeiro pelo lado direito. O sacerdote sempre dá comunhão com a mão direita, mesmo que seja canhoto. Existem ainda muitos outros exemplos dessa preferência pelo lado direito.
Quando um pai faz o Sinal da Cruz sobre uma criança, ele o faz da esquerda para a direita, assim como o sacerdote abençoa. Quando eles fazem o Sinal da Cruz sobre si mesmos, eles fazem isso, logicamente, de outra maneira.
A Enciclopédia Católica afirma que, na Igreja Católica Romana, os fiéis também faziam o Sinal da Cruz da direita para a esquerda, assim como os orientais, até o século XV ou XVI.
Eu realmente não sabia que havia diferença entre os sinais da cruz.
Bacana! Não conhecia a origem desse significado.
E preciso identificar as reais diferenças com o devido respeito entre todos nós católicos ou apenas cristãos.
É preciso fazer três vezes seguidas?
Olá, John! No início de uma oração normalmente se faz três vezes.
Sempre fiz dessa maneira, mas nunca tive uma explicatconvincente do porquê.
Um católico, pode fazer esse sinal?
Olá, João! Os orientais também podem ser católicos. Existem os católicos de rito latino (ou romano) e os católicos de ritos orientais (bizantino, alexandrino, antioquino etc.). Se você é católico de rito latino, você deve seguir as prescrições da sua Igreja particular, isto é, da Igreja Católica Apostólica Romana, que é uma das 24 Igrejas que formam a Igreja Católica.
Então um católico que frequenta o rito latino não pode fazer o sinal da cruz oriental?
Eu, gostaria de saber mais da história da Bíblia