A Razão pela qual os Orientais fazem o Sinal da Cruz da Direita para a Esquerda

Os Cristãos Orientais, sejam eles católicos ou ortodoxos, fazem o Sinal da Cruz da direita para a esquerda. Primeiro, vamos descrever o modo de fazer o Sinal da Cruz e, então, explicaremos a razão de fazê-lo desta maneira.

Persignação

1) Tomamos a mão direita e colocamos o nosso polegar, o indicador e o dedo médio juntos formando um ponto, e os nossos dedos anelar e mínimo juntos da palma da mão. Os três dedos juntos representam a Santíssima Trindade, o Pai e o Filho e o Espírito Santo, e os dois dedos juntos da palma da mão representam as duas naturezas de Cristo, ou seja, a humana e a divina.
 
2) Tocamos, então, a nossa testa, depois nosso ventre, traçando a parte vertical da cruz.
 
3) Do nosso ventre, levamos a mão ao ombro direito, tocando-o.
 
4) Terminamos o Sinal da Cruz sobre nós mesmos, tocando no nosso ombro esquerdo.
 
Fazer o Sinal da Cruz ou persignar-se é um pedido de bênção a Deus. Os orientais o fazem da direita para a esquerda para espelhar as ações do sacerdote quando ele os abençoa. O sacerdote, olhando para os paroquianos, abençoa da esquerda para a direita. Portanto, os fiéis, fazem o sinal da cruz em si mesmos da direita para a esquerda.
 
Um segundo motivo dos orientais fazerem o Sinal da Cruz da direita para a esquerda está relacionado à oração do Credo Niceno-Constantinopolitano. Os fiéis fazem o sinal da cruz da testa até o ventre representando o Pai, após levam a mão para o lado direito representando o Filho, porque Ele está sentado à direita de do Pai; e após ao lado esquerdo representando o Espírito Santo. 
 
Outro motivo também é porque, segundo o o evangelista Mateus 25,31-41, o Senhor separou as ovelhas dos bodes, colocando as ovelhas fiéis do lado direito e os bodes à esquerda, a Igreja sempre trata o lado direito como o lado preferido. Nós apenas nos cumprimentamos com a mão direita. O sacerdote, ao abençoar uma pessoa, toca primeiro ou aponta para o seu lado direito, depois para a esquerda. Também o Altar é incensado sempre do lado direito primeiro; a iconóstase, a assembleia dos fiéis e a própria igreja sempre são incensadas primeiro pelo lado direito. O sacerdote sempre dá comunhão com a mão direita, mesmo que seja canhoto. Existem ainda muitos outros exemplos dessa preferência pelo lado direito.
 
Quando um pai faz o Sinal da Cruz sobre uma criança, ele o faz da esquerda para a direita, assim como o sacerdote abençoa. Quando eles fazem o Sinal da Cruz sobre si mesmos, eles fazem isso, logicamente, de outra maneira.
 
A Enciclopédia Católica afirma que, na Igreja Católica Romana, os fiéis também faziam o Sinal da Cruz da direita para a esquerda, assim como os orientais, até o século XV ou XVI.

10 thoughts on “A Razão pela qual os Orientais fazem o Sinal da Cruz da Direita para a Esquerda

    • Comunicação Institucional says:

      Olá, João! Os orientais também podem ser católicos. Existem os católicos de rito latino (ou romano) e os católicos de ritos orientais (bizantino, alexandrino, antioquino etc.). Se você é católico de rito latino, você deve seguir as prescrições da sua Igreja particular, isto é, da Igreja Católica Apostólica Romana, que é uma das 24 Igrejas que formam a Igreja Católica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo