Revista Reflexão da PUC-Campinas publica artigo do Prof. Dr. José Aguiar Nobre

O mais recente número da Revista Reflexão da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) publicou o artigo “Corpo e sexualidade na Gaudium et Spes 49 a 51: uma interlocução com Merleau-Ponty e García Rubio“, que é uma coprodução do nosso Prof. Dr. José Aguiar Nobre com o mestrando em Ciências da Religião pela PUCSP, Gilberto Dias Nunes.

Segundo os autores, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, sobre a literatura produzida por Maurice Merleau-Ponty e Alfonso García Rubio em interlocução com a teologia presente na Gaudium et Spes, números 49 a 51. Far-se-á um recorte temático de algumas das obras dos autores para apresentar o corpo e sexualidade do ser humano. A partir de sua fenomenologia filosófica, Merleau-Ponty define-o como corpo-consciência, ser encarnado no mundo perceptivo e significativo. A partir se sua antropologia teológica, à luz da fé cristã e do pensamento semita, Alfonso García Rubio define-o como ser unitário, ser integral, indivisível em seu corpo e sexualidade. Na Gaudium et Spes, números 49 a 51, como ponto de práxis hodierna, apresenta a finalidade do sacramento do Matrimônio como sendo a plena vivência do amor conjugal entre o homem e a mulher. Hipoteticamente, chegou-se à conclusão de que o corpo e a consciência formam o ser humano, “ser-no-mundo” perceptivo e rico de significações. Ser de reações que interage com o outro, com o mundo e com o sagrado. Ser capaz de compreender e interpretar o fenômeno religioso que se manifesta no mundo perceptivo por seu corpo. Far-se-á, assim, uma interlocução com teóricos da modernidade e a Ciência da Religião.

Você pode acessar o arquivo, clicando aqui.

Sobre a Revista Reflexão: fundada em 1975, é um periódico científico editado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem como objetivo divulgar pesquisas inéditas da comunidade científica, bem como promover e incentivar debates atuais e relevantes na área de Ciências da Religião, Teologia e suas diversas áreas afins.

1 thoughts on “Revista Reflexão da PUC-Campinas publica artigo do Prof. Dr. José Aguiar Nobre