Revista Filosofia e Educação da UNICAMP publica o mais recente artigo do Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida

Na última semana foi publicada a nova edição da revista Filosofia e Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, a melhor universidade da América Latina, segundo a Times Higher Education (THE). Nesta revista, encontra-se o mais recente artigo do Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida que trata de: A educação e a vida intelectual na Primeira Escolástica.

Segundo o autor, quando se fala da Escolástica, é-se habituado a considerar quase tão somente o século XIII, que, deste ponto de vista, representaria o apogeu de todo o desenrolar do pensamento medieval. Fala-se pouco da Escolástica greco-árabe e greco-judaica. Todavia, os limites formais deste estudo não permitem uma análise mais acurada destas duas últimas. Esta é razão pela qual o meu foco recairá sobre a Escolástica latina e, mais precisamente, sobre a sua primeira fase – a Primeira Escolástica, que culminou com o século XII e que não se apresenta como uma simples passagem, ou transição, para a Alta Escolástica.

Você pode acessar o artigo, clicando aqui.

Sobre a revista: Filosofia e Educação é uma publicação eletrônica, quadrimestral, vinculada ao Departamento de Filosofia e História da Educação (Defhe), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e destina-se à divulgação e à discussão de ideias concernentes ao pensamento filosófico e educacional.