Professor Aluísio Miranda Von Züben defende sua tese de doutorado na PUCPR

No dia de ontem, 04 de outubro, o Prof. Aluísio Miranda Von Züben defendeu a sua tese de doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, que tem por título: “Leibniz, Frege e o Tratactus de Wittgenstein: da dificuldade de notação à transcendentalidade da lógica”.

“Trata-se de uma comparação da filosofia de Leibniz com a filosofia do Tratactus que se estabelece principalmente por meio da relação entre as ontologias de cada filósofo e também sobre a questão da notação lógica que foi sempre ideal de Leibniz, foi efetivação por Frege e depois uma crítica como uma tentativa de depuração por Wittgenstein. Nesse desenvolvimento, eu acabo sustentando que a notação desenvolvida pelo Frege na conceitografia permitiu a Wittgenstein formular a noção de espaço lógico que, por sua vez, é o fundamento da significação da linguagem ao conseguir descrever a realidade dos fatos”, destaca o professor.

O Prof. Dr. Aluísio tem por linha de pesquisa a Filosofia Analítica e pertence ao corpo docente da FASBAM desde 1996. Atualmente, ministra as disciplinas de Problemas Metafísicos I (Metafísica Geral) e Teoria do Conhecimento II no curso de Filosofia.

Toda a comunidade acadêmica da FASBAM se alegra e parabeniza por esta conquista e lhe deseja ainda mais sucesso.

Foto: arquivo pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo