O Bacharel em Filosofia, formado pela FASBAM, terá a possibilidade de desenvolver o seu trabalho de acordo com a ética, a excelência, a seriedade e a confiabilidade que regem as relações humanas.

O Bacharelado em Filosofia na FASBAM tem a duração de seis períodos/semestres (três anos). Dois são os objetivos principais de sua organização:

  • O ensino e a formação teórica do acadêmico em filosofia.
  • A preparação do acadêmico para atuar como um pesquisador e um profissional.

Este ensino está organizado a partir dos moldes clássicos do ensino da filosofia e das exigências legais estabelecidas pelos órgãos competentes, responsáveis pela educação no Brasil. Tudo isto permite o desenvolvimento de um ensino bem fundamentado e, ao mesmo tempo, adequado às condições concretas da Instituição, da região e da realidade nacional. Assim, o curso contempla as grandes questões que nortearam o desenvolvimento da filosofia desde as suas origens até os tempos atuais. Estudam-se, pois, os problemas relativos ao Ser, ao mundo, a Deus e ao homem em suas expressões éticas, culturais, estéticas, psicológicas, sociais, educacionais, entre outras.

Ademais, dado que vivemos num mundo em que as especializações do saber e suas inter-relações, se acentuam cada vez mais, achou-se por bem acentuar e estimular a questão da interdisciplinaridade na grade curricular.

Atendendo à legislação vigente que incentiva a reflexão sobre problemas, tais como história e cultura africana e afro-brasileira, direitos humanos, meio ambiente e valores dos povos indígenas, o curso incluiu nas suas ementas estes temas que serão estudados e explorados no âmbito da interdisciplinaridade. Eis alguns exemplos destes temas com as suas respectivas disciplinas:

  • História e cultura africana e afro-brasileira: História Geral I, Introdução à Filosofia II, Filosofia da Religião II, Antropologia Cultural, Sociologia Geral, Filosofia Política, Filosofia Brasileira e Latino Americana.
  • Direitos humanos: Psicologia Geral, Filosofia da Educação, Ética I, Ética II, Sociologia Geral, Filosofia da Educação, História da Filosofia Contemporânea II, Filosofia da Ciência, Antropologia Filosófica II, Filosofia Política, Filosofia Brasileira e Latino Americana.
  • Meio ambiente: Psicologia Geral, Teoria do Conhecimento I, Filosofia da Educação, Sociologia Geral, Problemas Metafísicos II (Cosmologia), Ética II, História da Filosofia Contemporânea II, Filosofia da Ciência, Filosofia Política, Filosofia Brasileira e Latino Americana.
  • Valores dos povos indígenas: História Geral I, Introdução à Filosofia II, Filosofia da Religião II, Antropologia Cultural, Sociologia Geral, Filosofia Brasileira e Latino Americana.

Feitas estas considerações sobre as novas problemáticas da filosofia e sobre a questão da interdisciplinaridade, o curso se desenvolve partir de três núcleos principais:

  1. núcleo teórico-sistemático;
  2. núcleo histórico; e
  3. núcleo interdisciplinar.

O núcleo teórico-sistemático agrupa as seguintes disciplinas: Introdução à Filosofia I e II, Lógica I e II, Teoria do Conhecimento I e II, Antropologia Filosófica I e II, Ética I e II, Problemas Metafísicos I (Metafísica Geral), Problemas Metafísicos II (Cosmologia), Problemas Metafísicos III (Teodiceia),  Filosofia da Linguagem, Estética, Filosofia da Ciência, Filosofia da Religião I e II, Hermenêutica, Filosofia Política.

O núcleo histórico agrupa as seguintes disciplinas: História da Filosofia Antiga, História da Filosofia Medieval, História da Filosofia Moderna I e II, História da Filosofia Contemporânea I e II, Filosofia Brasileira e Latino-Americana.

O núcleo interdisciplinar (Ciências Sociais e Humanas) engloba as seguintes disciplinas: Psicologia Geral, Dinâmica do ensino e da aprendizagem, Filosofia da Educação, Seminário Temático I, II, e III, Pesquisa e Produção de Textos Filosóficos I e II, História Geral I e II, Sociologia Geral, Antropologia Cultural, Metodologia do Trabalho Científico I e II, Língua Portuguesa I e II, Libras, Comunicação.

Seguindo as Diretrizes Curriculares para cursos de filosofia, do Conselho Nacional de Educação, a FASBAM procurou estruturar o seu curso contemplando uma integração horizontal e vertical das disciplinas. Isto se deve ao fato de que o aluno deve cursar obrigatoriamente todas as disciplinas. Há, porém, uma preocupação não somente com a estrutura e distribuição formal das disciplinas, mas também com outras modalidades acadêmicas que, direta ou indiretamente, se relacionam com os seus três núcleos principais. Isto se concretizará através de:

Realização de seminários e debates, semanas acadêmicas, cursos de extensão, conferências e atividades esportivas, sociais e comunitárias;

Enfoque na interdisciplinaridade possibilitando o intercâmbio, a exploração e o aprofundamento de temas afins entre si e com a filosofia;

Apresentação pública dos trabalhos de conclusão de curso.

Esta dinâmica visa oferecer aos alunos e à comunidade acadêmica em geral um embasamento filosófico apto a fornecer elementos não somente para o entendimento teórico da filosofia, mas também para muni-los de um instrumental crítico sobre as diversas questões que permeiam a sua vida social e cultural, tais como questões políticas, éticas, sociais, psicológicas, ambientais e religiosas.

O Curso de Bacharelado em Filosofia da FASBAM apresenta uma carga horária total de 2.640 horas, assim distribuídas: 1º semestre 400 horas; 2º semestre 400 horas; 3º semestre 400 horas; 4º semestre 400 horas; 5º semestre 400 horas; 6º semestre 400 horas.

O Bacharelado em Filosofia, além de toda a carga horária já citada, contempla 240 horas de Atividades Complementares, distribuídas equitativamente no decorrer dos seis períodos letivos.

Geral

Formar pessoas com capacidade reflexiva acerca das grandes questões que envolvem a vida (ser humano, mundo, Deus, natureza, liberdade, direitos humanos), promovendo, através do estudo e do diálogo com as diferentes correntes filosóficas, uma consciência crítica e um compromisso diante da realidade sociocultural em geral e da realidade brasileira e latino-americana em particular.

Específicos

  • Oferecer condições ao estudante para aprender a filosofar, isto é, exercitar a reflexão baseada no método filosófico ao longo do desenvolvimento do curso.
  • Contribuir filosoficamente com o diálogo interdisciplinar e transdisciplinar, na elaboração de uma epistemologia solidária que reflita sobre as constantes transformações da nova ordem mundial.
  • Proporcionar aos profissionais de qualquer área a reflexão, a investigação e a síntese do pensamento e da prática sobre os grandes temas que desafiam o homem diante dele mesmo, do mundo, da história e do transcendente.
  • Criar condições de desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho profissional, ao bacharel em Filosofia, como requisito para a ampliação e o prosseguimento dos estudos, nomeadamente no campo da pesquisa filosófica.
download da grade curricular

Prof. Dr. Irineu Letenski – 

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2016).
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2010).
Graduado em Filosofia (Licenciatura) pela Faculdade Padre João Bagozzi (2006).
Graduado em Teologia (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2007).

Prof. Dr. Teodoro Hanicz –

Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2006).
Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1996).
Mestre em História da Evangelização na América Latina pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1993).
Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (1998).
Graduado em Teologia pelo Studium Theologicum (1989).

Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida –

Doutor em Filosofia pela Universidade de Metz, França (1997).
Doutor em Teologia pela Universidade de Estrasburgo, França (1993).
Mestre em Teologia pela Universidade de Estrasburgo (1989).
Graduado em Diplôme Supérieur de Théologie Catholique pela Universidade de Estrasburgo (1991).
Graduado em Diplôme d’Études Approfondies pela Universidade de Estrasburgo (1990).
Licenciado em Teologia pela Universidade de Estrasburgo (1988).
Bacharel em Teologia pela Universidade de Estrasburgo (1987).
Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas (1985).
Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas (1984).

Prof. Dr. Alessandro Cavassin Alves –

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2014).
Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2006).
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2003).
Graduado em Filosofia pelo Studium OSBM – Sociedade Instrutiva de São Basílio Magno (1994).

Prof. Me. Teresinha Teixeira Colleone –

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2001).
Especialista em Pensamento Contemporâneo do Século XX pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1990).
Graduada em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1989).

Prof. Dr. Aluisio Miranda Von Zuben –

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2018).
Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2009).
Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1981).
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1994).
Especialista em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1988).
Especialista em Antropologia Filosófica pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1987).
Especialista em direito e processo do trabalho pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (1998).
Especialista em Direito Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2005).

Prof. Me. Gilson Maicá de Oliveira –

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2008).
Especialista em Filosofia Política pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1994)
Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1991).

Prof. Dr. Valmir Uhren –

Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Salesiana, Roma (2018).
Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2014).
Graduado em Psicologia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2011).
Graduado em Filosofia pela Faculdade Padre João Bagozzi (2011).

Prof. Me. Milton Mayer –

Mestre em Ética pela Universidad Pontificia Comillas, Madri (1986).
Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1981).
Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1977).

Prof. Me. Thiago Onofre Maia –

Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2011).
Especialista em Literatura e Língua Portuguesa Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2006).
Formação Pedagógica no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2003).
Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2002).
Graduado em Letras Vernáculas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1994).

Prof. Me. Soter Schiller –

Mestre em Teologia pelo Pontifício Ateneu de Santo Anselmo em Roma (1972).
Graduado em Filosofia pela Faculdade Salesiana (1985).

Prof. Me. Fabiano de Mello Vieira –

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.
Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2012).
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2005).
Graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001).

Prof. Me. Ana Beatriz Dias Pinto –

Doutoranda em Teologia pela pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.
Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2016).
Especialista em Marketing pela UniFAE Business School – FAE (2008).
Graduada em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano – CEUCLAR (2017).
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2006).

Dentro da tradição humanística, a FASBAM considera a formação profissional como um elemento imprescindível na realização do cidadão, pois ela oferece ao mesmo tempo a possibilidade de participar do mundo do trabalho e, através dele, de inserir-se positivamente na sociedade como um todo. Simultaneamente, a FASBAM reconhece que, além da formação profissional, contam também, de maneira eminente, as relações intersubjetivas que se manifestam no mundo do trabalho, no mundo dos negócios e da sociedade como um todo. Para constituir uma comunidade capaz de respeitar o outro na sua diversidade e na sua dignidade, torna-se, pois, fundamental, juntamente com a formação humanística, a formação profissional e a valorização das relações pessoais.

Nesta esfera de relações e de estudos da graduação, o Bacharel em Filosofia tem uma gama de possibilidades e oportunidades, tais como: os meios de comunicação, a gestão pública, o assessoramento político, as comissões de ética e bioética, a consultoria empresarial, a área jurídica, etc. A isto se ajunte o suporte em questões de ordem psicológica, pessoal e existencial. Outra oportunidade a ser salientada é a continuação da pesquisa a nível de pós-graduação.

Apresentando-se a filosofia como um saber que está essencialmente ligado a outros domínios do conhecimento (Direito, História, Sociologia, Pedagogia, Psicologia, Bioética, Ciências da Religião, etc.), o Bacharel em Filosofia terá aprimorado a sua formação para a atuação no mercado e, consequentemente, terá também a oportunidade de continuar a desenvolver as suas potencialidades no domínio filosófico propriamente dito e na esfera das outras ciências a ele correlatas.

Ao traçar perfil do egresso, pretende-se insistir no crédito à formação integral da pessoa, tanto no conhecimento, como na intersubjetividade, visando plena participação, ação e transformação da realidade mais próxima e regional.

Pode-se, então, afirmar que a Instituição visa se sustentar em certos valores, para que:

  • O egresso desse curso desenvolva com competência um conhecimento amplo sobre as principais questões que, historicamente, tem formado o núcleo da Filosofia, isto é, a indagação radical acerca do ser, da consciência, do conhecimento e da linguagem.
  • O entendimento da articulação passado-presente-futuro, sob a perspectiva filosófica, com base hermenêutica, capacite o formando para a necessária leitura e intervenção crítica na sociedade e na cultura hodiernas.
  • Igualmente, os acadêmicos possam preparar-se para o exercício da reflexão filosófica procurando a compreensão do sentido, ou mesmo da falta dele, para a vida em todos os níveis, abrindo horizontes para a ação humana, numa prática transformadora.
  • Na complexidade ora vigente, os egressos tornem-se aptos ao exercício de uma consciência crítica, face à urgência e à demanda dos graves problemas humanos e ambientais.
  • Como futuros agentes educacionais e professores preparem-se adequadamente para a atuação correta e empenhada em sala de aula, ampliando ao máximo a postura cognoscitiva e afetiva, no exercício da cidadania plena.
  • No caso específico da formação eclesiástica, proporcione sólidos princípios éticos e de conhecimento para a continuidade da referida formação, isto é, o curso regular de Teologia.
  • Os egressos colaborem, munidos dos conhecimentos auridos, tanto filosóficos, como das áreas afins, para a realização dos pressupostos da ecologia profunda, baseada na defesa de toda forma de vida e do planeta como organismo vivo na sua totalidade.
  • Enfim, que a pessoa integral, no sentido afetivo, intelectual, social e espiritual sinta-se motivada para a procura necessária de uma educação continuada, sempre inacabada e, por isso, sempre buscada.

O Bacharelado em Filosofia da FASBAM oferece também Suporte Espiritual e Psicopedagógico com uma equipe composta por:

Pe. Domingos Miguel Starepravo, OSBM – Diretor Espiritual

Especialista em Teologia e Espiritualidade pelo Centro Teológico de Estudos e Espiritualidade – CETESP, Rio de Janeiro (1990).

Diretor Espiritual do Mosteiro São Basílio Magno.

Mestre de Noviços da Ordem de São Basílio Magno, Província São José, Brasil.

Superior Provincial Emérito da Ordem de São Basílio Magno.

Me. Fabiano de Mello Vieira – Psicanalista –

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2012).

Especialista em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2005).

Graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001).

Modalidade de Ensino: Presencial

Turno de Funcionamento: Matutino

Duração: 3 anos (6 semestres)

Carga horária total do curso: 2.640 horas

Mensalidade: R$ 850,00

Pagando até o vencimento (quinto dia útil do mês), desconto de R$ 20,00, totalizando R$ 830,00.