Prof. Dr. Irineu Letenski participa do lançamento de livros digitais sobre Metodologias Pedagógicas Inovadoras

No dia 24 de agosto de 2018 às 19h o Diretor da FASBAM, Prof. Dr. Irineu Letenski, participou no Auditório DECOM (Departamento de Comunicação) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) do lançamento das primeiras obras da Editora do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Os livros lançados neste dia foram dois volumes que reúnem textos de diversos pesquisadores sob o título: “Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior”. De um modo geral, os textos refletem sobre a vida e a prática pedagógica de professores e gestores, convidando-os a repensarem as suas práticas metodológicas em tempos de grandes transformações tecnológicas.

No cerimonial do lançamento das obras houve duas palestras com autoras de textos dos livros. Na primeira palestra, a Profª Dra. Cláudia Coelho Hardagh (Mackenzie – SP), que teve como título, Pedagogia Maker: professores e alunos em co+labor+ação, ressaltou na sua fala a necessidade da colaboração efetiva entre professores e alunos nos espaços educacionais. Professores e alunos atuando juntos como artesãos, buscando novas linguagens, utilizando as novas mídias numa cultura participativa e de trabalho coletivo, destacou a Dra. Cláudia. A professora enfatizou ainda que na cultura educacional atual o aluno tende a ficar muito passivo, esperando os “conteúdos prontos”. É necessário que o aluno se torne um produtor criativo e supere a condição de mero consumidor.

Na segunda palestra da noite, intitulada Currículo e Metodologias Ativas, a Profª Dra. Maria Elisabeth B. de Almeida (PUC-SP) chamou a atenção para o fato de que as metodologias a serem utilizadas no aprendizado, precisam primeiramente levar em consideração o currículo escolar. É preciso explorar a mobilidade, os fluxos de informações, os dispositivos e as múltiplas linguagens para provocar o olhar investigativo, o registro de novas experiências e a criação de novos conhecimentos pelos estudantes, enfatizou a professora. Ligada a esta problemática, a Dra. Maria Elisabeth destacou ainda que se faz necessário explorar as possibilidades de integração do espaço escolar com os espaços de trabalho e da cultura para levantar questões e, assim, desenvolver práticas que propiciem a aprendizagem ativa.

Sobre o IFPR: O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

Clique aqui e faça o download dos livros da Editora IFPR.