FASBAM recebe Pavlo Petrenko, Ministro da Justiça da Ucrânia

Dando continuidade a sua visita ao Brasil e após terem assinado um acordo bilateral de cooperação em casos de Direito Civil entre os Ministérios da Justiça do Brasil e da Ucrânia, em Brasília (01/08), o Ministro da Justiça da Ucrânia, Pavlo Petrenko realizou uma visita à FASBAM no dia de ontem (03/08). Ele foi recepcionado pelo Diretor Geral, Prof. Dr. Irineu Letenski, pelo Coordenador Acadêmico, Prof. Dr. Teodoro Hanicz, pelo Superior Provincial da Ordem de São Basílio Magno, Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM e pelo Superior do Mosteiro São Basílio Magno, Pe. Mario Marinhuk, OSBM. Após visitar a Capela da instituição, Petrenko conheceu a Biblioteca e ficou encantado com numeroso acervo relativo às mais diversas questões ucranianas, como a cultura, a religião, política e história.

Em seguida, Petrenko realizou uma palestra no Auditório da FASBAM, onde destacou que a Ucrânia ainda sofre com ações de guerra provindas de seu país vizinho, a Rússia, mas que desde o Euromaidan, a Revolução Ucraniana de 2014, muito já foi feito pelo povo ucraniano e pela soberania do país.

Com ações anticorrupção, o Ministério da Justiça ucraniano está fazendo com que a máquina pública seja cada vez mais transparente. Diversos serviços foram informatizados, como por exemplo, os leilões que passaram a ser eletrônicos e que são motivo de reconhecimentos internacionais por terem alta confiabilidade. A título de comparação, Petrenko destacou que hoje a Ucrânia consegue economizar 5 bilhões de dólares que serviam de propina no setor energético ucraniano.

Antes de responder as perguntas da plateia, o Ministro pediu para que todos fizessem um minuto de silêncio em homenagem às milhares de pessoas que morreram e ainda morrem lutando pela soberania da Ucrânia.

Petrenko esteve acompanhado de sua Primeira Vice-Ministra, Natalia Sevostyanova, do Embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, do Presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk, do Cônsul da Ucrânia no Paraná, Mariano Czaikowski e do Pe. Prof. Dr. Teodoro Hanicz, Coordenador Acadêmico da FASBAM.

O evento foi uma parceria da Embaixada da Ucrânia no Brasil, da Representação Central Ucraniano-Brasileira, do Consulado da Ucrânia no Paraná e da FASBAM – Faculdade São Basílio Magno.

Texto: João Paulo Vituriano, estudante do 3º ano do Curso de Filosofia da FASBAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo