Uma introdução à Filosofia Medieval

A Idade Média é todo um milênio de idéias

Vamos começar considerando três pontos. Primeiro, a filosofia medieval veio de um período em que a filosofia estava sendo atacada: os defensores da fé religiosa consideravam falsas as reivindicações dos filósofos sobre a superioridade da razão e isso levou os filósofos medievais, como Tomás de Aquino e Averróis, a defenderem o objetivo e a a existência da filosofia desde os primeiros princípios. Segundo, muitos dos textos, especialmente os da filosofia medieval judaico-muçulmana, têm uma riqueza e complexidade que os textos de outros períodos simplesmente não possuem – filosofia escrita como poesia, histórias filosóficas que apontam pontos importantes etc. Existem até obras filosóficas importantes – como o Guia dos Perplexos de Maimônides –  que admitem várias interpretações totalmente opostas. Terceiro, e último, a relevância de vários projetos medievais para os problemas modernos. O desenvolvimento de computadores e a tentativa de modelar eventos que acontecem no mundo ao nosso redor levaram ao desenvolvimento de uma linguagem lógica capaz de lidar com as várias qualidades modais que descrevem o tempo e as possibilidades. Isso replicou o desenvolvimento de uma linguagem semelhante durante a Idade Média para discutir assuntos como a trindade cristã, a segunda vinda de Jesus e a ressurreição dos mortos. O conhecimento do sucesso medieval facilitou muito a era moderna.

Agora que consideramos a possibilidade de que o assunto mereça nosso interesse, passemos a colocá-lo em contexto. Os parâmetros do período de tempo de nosso assunto foram amplamente debatidos. Os trechos mais amplos desde o tempo de Fílon de Alexandria (um judeu que viveu c. 50 a.C.) até o de Espinosa (1677 d.C.). Definições mais restritas abrangem o período desde o renascimento carolíngio em c. 800 d.C. a 1400 d.C. A maioria incluiria, no entanto, Santo Agostinho de Hipona (c. 400 d.C.).

Muitos pensadores medievais tiveram sucesso em seus trabalhos – o que por vezes não era filosofia. Santo Anselmo foi arcebispo de Canterbury. Pedro da Espanha subiu para se tornar papa. Grosseteste foi bispo de Lincoln e o primeiro chanceler da Universidade de Oxford. Halevi foi um poeta cujas obras são recitadas hoje pelos judeus espanhóis e portugueses em sinagoga durante o Dia da Expiação. Maimônides era médico na corte real egípcia e codificou a lei judaica em 14 volumes. As tabelas de navegação de Gersônides foram usadas por séculos. Os trabalhos médicos de Avicena foram ensinados na Europa até o século XVII e ele esteve profundamente envolvido na política persa. Al-Ghazzali era uma das principais autoridades místicas e legais. Averróis subiu para se tornar Qadi (Juiz Supremo) de Córdoba. Dois dos pensadores mais conhecidos, Abelardo e Heloísa, tiveram um romance famoso que infelizmente levou Abelardo a ser castrado por rufiões contratados pelo tio de Heloísa. Essas pessoas não eram chatas e entediantes!

Houve vários projetos diferentes que foram investigados. Nas três tradições religiosas, os filósofos especularam sobre a relação entre fé e razão (incluindo tentativas de provar pela razão que a fonte da fé, o Todo-Poderoso, deve existir). Eles também argumentaram que os ensinamentos de Platão (e mais tarde, de Aristóteles) eram compatíveis com os princípios de suas respectivas religiões. Outro assunto frequente de interesse era o problema do mal. Ainda outro referia-se à maneira pela qual era possível descrever Deus – levando a considerações sobre o uso e os limites da linguagem. Na Europa cristã, muita energia foi gasta discutindo sobre a natureza de universais como vermelhidão e felicidade: se eles tinham alguma existência real em si ou se eram meramente aspectos de itens individuais. O tempo também foi gasto em lógica, como explicado acima. No mundo judaico e muçulmano, o interesse centrava-se na natureza da alma e na possibilidade de contato significativo com o Todo-Poderoso. Também houve discussões sobre a natureza do tempo e do espaço e considerações sobre a natureza da causalidade. Todas as três tradições fomentaram especulações sobre estética (veja o livro de Umberto Eco sobre a estética de Tomás de Aquino), a natureza da ética, a filosofia política e a natureza de uma sociedade justa e a relação entre “Igreja” e “Estado”.

Deve-se confessar que a maioria dos escritos medievais não é exatamente fácil de ler. O estilo é incomum – algumas das grandes obras, como a Summa Theologica de Tomás de Aquino, são escritas na forma de uma disputa medieval com perguntas seguidas de artigos, objeções e respostas. Outra forma popular de escrever é o comentário – como os comentários mais longos, médios e curtos de Averróis sobre as obras de Aristóteles ou os muitos comentários sobre o Sententiarum de Pedro Lombardo.

Outro problema envolve a cópia de manuscritos. Os escribas geralmente cometiam erros – deixando de fora palavras ou linhas inteiras ou palavras com erros ortográficos. Às vezes, notas de rodapé ou glossários em um manuscrito escrito podem ser incluídos no corpo do texto da nova cópia por um proprietário. Isso afetou não apenas os originais das obras que lemos hoje – mas também as obras lidas na época por nossos pensadores medievais.

Concluindo, podemos ver que há muito mais na filosofia medieval do que um conjunto de longos debates envolvidos sobre anjos.

Autor: Mark Daniels – rabino da Sinagoga Croydon, em Londres, fez parte da equipe da Revista Philosophy Now na década de 1990, tem um interesse especial em Maimonides