Basílio de Cesareia, também conhecido como São Basílio Magno (330-379), apresenta uma série composta de nove homilias que retrata os seis primeiros dias da criação na obra intitulada Hexaemeron, que ainda não possui uma versão publicada em língua portuguesa. Quanto à importância deste tema na atualidade, podemos levar em consideração a Carta Encíclica Laudato Si’, em que algumas citações desta obra de Basílio e a sua relação com o ser humano são feitas pelo Papa Francisco. O nosso objetivo neste artigo é discorrer, especificamente, sobre a Homilia I do Hexaemeron, em que a abordagem do criacionismo é realizada a partir do primeiro versículo do primeiro capítulo do Livro do Gênesis, isto é, “No princípio, Deus criou o céu e a terra”.
Ao analisarmos esta homilia, observamos a preocupação de Basílio em reforçar o pensamento cristão – a Filosofia Cristã – sem eliminar completamente os méritos da Filosofia Pagã, embora a critique duramente ao longo de todo o seu escrito. Mas, se nesta homilia Basílio não demonstra uma complementariedade entre a Filosofia Cristã e a Filosofia Pagã, nós encontramos em seu Discurso aos Jovens um sentido que dá a entender uma complementariedade dos pensamentos cristão e pagão, já que neste discurso ele exemplifica fazendo o uso da analogia da abelha em relação aos livros, isto é, que extraem das flores somente aquilo que utilizam para a fabricação do mel.
Temos que levar em consideração que as críticas realizadas ao pensamento pagão em sua homilia, são em vista do interesse de Basílio em solidificar a Sabedoria Cristã frente as dúvidas que surgiam na época, pois a doutrina da Igreja ainda não estava totalmente formatada – se é que podemos dizer isso dela nos dias de hoje – em meio aos cristãos do século IV.
Quanto a temática da criação, nota-se que, em últimos casos, Basílio recomenda a não especulação sobre a criação porque facilmente é possível cair em uma sequência de questionamentos que acabam resultando em um círculo de dúvidas, que não levam a lugar nenhum a não ser nelas mesmas ou ainda, que acabam direcionando ao infinito. Assim, concluímos que essa exortação de Basílio, um tanto quanto que, inibe o interlocutor de continuar se indagando sobre a sua existência e direcionando a resposta para Deus.
Em suma, a grande proposição referente a filosofia na Homilia I do Hexaemeron de São Basílio Magno que é de defender a Filosofia Cristã, é também, ao nosso ver, atrelada ao pensamento grego dos pré-socráticos. Nós conseguimos verificar, portanto, que existe uma relação do tema criação com as origens da filosofia e os primeiros questionamentos dos primeiros filósofos gregos – da proveniência das coisas, do ser, da ordem do mundo, entre outros.
Autor: Marco Antônio Pensak, estudante do 2º ano do Curso de Bacharelado em Filosofia.
Boa noite!
Onde encontro essas homilias do Examerão de Basílio?
Boa tarde, Kaio! Você pode encontrá-las neste site: https://www.newadvent.org/fathers/3201.htm Não há tradução para a língua portuguesa ainda.
Boa noite!
Onde encontro essas homilias do Examerão de Basílio de Cesárea?
Olá, Kaio!
As homilias do Hexaemeron de Basílio de Cesareia não estão disponíveis em língua portuguesa. Você pode encontrá-las em inglês no site http://www.newadvent.org/fathers/3201.htm.