Curso de Alta Formação para Seminaristas: Arquitetura e Arte Sacra do Espaço Litúrgico

O Curso de Alta Formação em Arquitetura e Arte Sacra do Espaço Litúrgico para Seminaristas da FASBAM destina-se àqueles que estão em processo de formação para o presbiterado e buscam preparar-se para compreender e valorizar a importância da arquitetura e arte sacra no contexto da liturgia. No curso, serão explorados os fundamentos da arquitetura sacra, incluindo definições e elementos arquitetônicos, bem como o vocabulário associado aos espaços interiores e aos edifícios de culto.

Além disso, o curso oferecerá uma visão dos documentos da Igreja relacionados à arquitetura sacra e ao espaço litúrgico, fornecendo orientações e diretrizes para a construção e adaptação de espaços religiosos conforme os princípios da fé católica. Por fim, os participantes terão a oportunidade de analisar estudos de caso de obras, permitindo uma compreensão prática dos desafios e soluções encontradas na criação e renovação de espaços litúrgicos. O objetivo final é capacitar os futuros sacerdotes a promoverem um ambiente litúrgico que propicie a vivência da fé e o encontro com o sagrado pela comunidade cristã.

CONFERENCISTA

Conheça mais sobre o trabalho de Eduardo Faust, clicando aqui.

O curso é 100% on-line e gratuito.

CARGA HORÁRIA
O curso tem uma carga horária total de 15 horas, distribuídas em 4 encontros. Ao final do curso, cada estudante deverá entregar uma breve análise de alguns elementos arquitetônicos de uma Igreja.

DURAÇÃO
Total de 04 encontros, a serem realizados de 07 a 28 de maio de 2024, semanalmente, às terças-feiras, das 14h às 16h.

CERTIFICADO
Esse curso é oferecido como extensão universitária da FASBAM e o participante terá direito a certificado desde que cumpra a frequência de 75%. Ao final do curso, cada estudante deverá entregar uma breve análise de alguns elementos arquitetônicos de uma Igreja.

PÚBLICO-ALVO
Seminaristas e pessoas interessadas em adquirir habilidades e competências relacionadas à compreensão e valorização da Arquitetura e Arte Sacra no contexto do Espaço Litúrgico da Igreja Católica.

Aulas às terças-feiras, de 07 a 28 de maio de 2024, conforme cronograma abaixo.

07/05: Linguagem e elementos da Arquitetura Sacra
O que é arquitetura sacra?
Vocabulário dos elementos arquitetônicos.
Vocabulário dos espaços interiores.
Vocabulário dos edifícios de culto.

14/05: Captação de Recursos
Tripé da obra: projetista, executor e diocese.
Profissionais e suas atribuições.
Código de obras e os edifícios de uso culto.
Implantação do edifício na paisagem urbana.

21/05: Documentos da Igreja
Documentos relativos à arquitetura sacra.
Documentos relativos ao espaço litúrgico.

28/05: Estudos de caso de obras do projeto a execução
Estudos de caso de obras completas.

Objetivos:
Compreender os princípios fundamentais da Arquitetura Sacra, incluindo a definição e a importância da arquitetura sacra no contexto da fé católica.

Capacitar os participantes para entender o vocabulário específico relacionado aos edifícios de culto, incluindo suas características arquitetônicas e simbologia, visando uma compreensão mais abrangente do significado espiritual dessas estruturas.

Estudar casos reais de obras de arquitetura sacra, proporcionando aos participantes uma compreensão prática dos desafios e soluções encontradas na construção e renovação de espaços litúrgicos.

METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS
Aulas expositivas síncronas transmitidas ao vivo disponibilizadas no Canal da FASBAM no YouTube, com a possibilidade de perguntas por meio do chat. As aulas também ficarão gravadas para que os estudantes possam assisti-las também na modalidade assíncrona.

RECURSOS E MATERIAIS
O curso é de caráter a distância, com a utilização de computadores e celulares para participação.

Conheça nossos outros cursos, confirmados para início em julho de 2024: