A Filosofia e as Tecnologias Digitais na Comunicação

Os meios de comunicação de massa são ferramentas tecnológicas projetadas para atingir um grande público. Eles são o principal veículo de comunicação utilizado para alcançar a maior parte da população. As pessoas geralmente dependem da mídia de massa para obter informações sobre questões políticas, sociais, entretenimento e notícias da cultura pop.

Até recentemente, a mídia de massa era composta principalmente por jornais, revistas, rádio e televisão. Com o surgimento da internet, novas mídias emergiram, transformando significativamente a maneira como as pessoas consomem e produzem informações e, evidentemente, filosofam.

Para que isso ocorresse, a mídia de massa passou por uma evolução substancial ao longo do tempo. No passado, antes da internet, da televisão e do rádio, o jornal era a principal plataforma de comunicação em massa. Durante muitos anos, o público dependia dos jornalistas locais para obter as últimas notícias. No final do século XIX, a invenção do rádio revolucionou a mídia, substituindo o jornal como a principal fonte de informações. As famílias, por exemplo, se reuniam ao redor do rádio para ouvir notícias sobre política, questões sociais e entretenimento. Posteriormente, a televisão tomou o lugar do rádio como a plataforma mais eficaz para alcançar o público. Hoje, a internet domina como o meio de comunicação mais relevante, transformando-se em uma ferramenta essencial para a disseminação de informações.

As novas mídias se destacam pela interação que proporcionam entre os usuários e os meios de comunicação tradicionais, como a participação do público em programas de televisão ao vivo por meio de comentários no Twitter, e pela criação de suas próprias plataformas, como o Instagram, que tem um impacto crescente.

O uso dessas novas mídias traz consequências interessantes e, muitas vezes, se integra à rotina diária. É importante reconhecer que essa inovação tecnológica criou novas dinâmicas sociais, ampliando as interações dentro da sociedade. As novas mídias também impactaram significativamente os meios de comunicação tradicionais, forçando-os a se adaptar de maneiras únicas.

Com o avanço das tecnologias e das novas mídias, o poder da mídia de massa tradicional está diminuindo gradualmente. Há mais de uma década, a agenda da mídia era amplamente determinada por proprietários, produtores, anunciantes e grupos políticos. Hoje, qualquer pessoa pode utilizar as novas mídias para expressar suas opiniões e divulgar seus pontos de vista.

Essa transformação teve diversas repercussões na mídia de massa, especialmente na mídia impressa. O fechamento de vários jornais pode ser atribuído, em parte, às novas mídias, já que muitos preferem a alternativa mais econômica de ler notícias online. As pessoas escolhem as notícias que desejam ler, em vez de receber um jornal com informações que podem não lhes interessar. Com mais pessoas buscando informações online diariamente, as novas mídias estão ganhando cada vez mais influência.

Embora ainda seja incorreto afirmar que as novas mídias representam igualmente todas as opiniões no mundo, elas aumentaram o poder de acesso e publicação de diferentes tipos de informações. Do ponto de vista filosófico, essa transformação pode ser interpretada como uma democratização da informação e do discurso público.

Filósofos como Jürgen Habermas enfatizaram a importância do espaço público para o debate democrático, e a internet tem o potencial de ampliar esse espaço, permitindo uma maior diversidade de vozes. No entanto, também surgem questões sobre a qualidade do discurso, a fragmentação da esfera pública e os desafios éticos decorrentes do excesso de informações.

Portanto, as tecnologias digitais não apenas mudam a forma como nos comunicamos, mas também como pensamos e interagimos como sociedade e, um olhar mais amplo a respeito desta questão, certamente exige uma criteriosa análise filosófica.

Por: Ana Beatriz Dias Pinto, professora de Comunicação na FASBAM.