O Martírio dos Treze Leigos de Pratulin pelo Exército Imperial Russo

O Sínodo dos Bispos da Igreja Greco-Católica Ucraniana decidiu complementar o calendário litúrgico de nossa Igreja com a festa em memória do feito cristão dos Mártires de Pratulin. Foi estabelecido que a lembrança dos Mártires de Pratulin fosse celebrada, pelo calendário gregoriano, em 23 de janeiro.

Nossa Igreja Greco-Católica Ucraniana é frequentemente chamada de “Igreja dos Mártires”. No entanto, ao examinarmos nosso calendário litúrgico, entre os canonizados pela Igreja como filhos e filhas, veremos apenas algumas personalidades – principalmente São Josafat, mártir pela causa da Santa Unidade, e depois uma série de bem-aventurados mártires e veneráveis que recentemente têm irradiado a luz de sua santidade em nossas terras. Mesmo se atribuíssemos uma festa separada no ano litúrgico para cada um deles, sua quantidade ainda seria relativamente pequena. Obviamente, a questão está no tempo em que vivemos, onde as amarras de ferro são constantemente sentidas como uma das maiores restrições, mas são necessárias para dar sentido e explorar nosso passado. Lá encontraremos dezenas e centenas de novas figuras luminosas que testemunharam Cristo até a morte mártir.

Estamos impressionados pelo fato de que a maioria dos glorificados nos altares da Igreja Universal, entre os greco-católicos ucranianos, confirmou sua fidelidade a Cristo por meio do martírio, o testemunho supremo de amor a Deus, a mais elevada união com Ele através de Seu sofrimento na cruz, com a esperança da gloriosa Ressurreição. Sem dúvida, não nos faltam veneráveis e confessores (pois seus testemunhos estão diretamente ligados à perseguição da fé) e justos, mas, até agora, neste aspecto, nossa “jovem” Igreja, que surgiu após as perseguições dos tempos recentes, é superada pelo inexorável tempo (pois o processo de beatificação ou canonização é uma tarefa difícil e frequentemente demorada).

Outra “característica” dos santos ou bem-aventurados de nossa Igreja é que a maioria de seus mártires são bispos, padres, monges e monjas. Isso é facilmente explicado, pois as perseguições em qualquer período seguiram o roteiro clássico das perseguições à Igreja nos primeiros séculos do cristianismo, quando os clérigos eram inicialmente forçados a renunciar ao seu ministério e ao dever divinamente confiado de guiar o rebanho de Cristo no caminho da salvação eterna. A única diferença é que, devido à escala massiva dessas perseguições, a quantidade de fiéis leigos que sofreram foi muito maior. Entre os cristãos em geral, há o consenso de que a Igreja Greco-Católica Ucraniana é a Igreja dos Mártires por causa das sangrentas perseguições à nossa fé pelo governo soviético na segunda metade do século XX, eventos que ainda estão relativamente próximos no tempo para nós. No entanto, nós, os fiéis, sabemos bem que na gloriosa história da Igreja, nunca faltaram cruzes. Portanto, a festa de hoje deve de alguma forma restaurar em muitas mentes a justiça histórica sem a qual é impossível imaginar o que chamamos de verdadeira adoração a Deus, e dissipar os mitos de que a palma do martírio em nossa Igreja é o destino apenas do sacerdócio e do monasticismo: a constância do testemunho da fidelidade a Cristo de nossa Igreja sofredora conhece muitos outros exemplos de verdadeira atividade cristã e vitória…

Considerando a singularidade desta festa, é impossível não admirar a coragem e a bravura dos camponeses simples e não instruídos, que, sem temer a força e ameaças de um exército armado, conseguiram defender não apenas sua Igreja, mas a Igreja diante da agressão de um inimigo malévolo. Em nosso tempo, precisamos especialmente desse exemplo. Agora, quando todas as nossas preocupações estão voltadas para o futuro, quando aspiramos que nossos filhos e jovens estejam o mais informados possível sobre Deus, conheçam as verdades da catequese e participem ativamente na vida litúrgica da Igreja e no serviço ao próximo, é importante para todos nós lembrar que o espírito de fé de nossos pais – muitas vezes camponeses analfabetos e habitantes de nossas pequenas ou grandes cidades ucranianas, longe dos avanços e progressos científico-tecnológicos – não está escondido em novos manuais de catequese, nem em ilustrações artisticamente executadas ou em qualquer outra coisa (embora, sem dúvida, tudo isso também seja necessário). Este espírito reside na sinceridade e simplicidade de sua relação com Deus – Aquele Deus que eles conheciam desde a infância nas orações sussurradas de suas avós e na silenciosa devoção dirigida à imagem do Cristo no ícone com um olhar paternal.

Dessa fé, pronta para o completo sacrifício, emanava sua força, baseada em sua sinceridade e simplicidade no relacionamento com Deus que eles aprenderam desde a infância, ouvindo as orações de suas avós e na quietude do olhar paterno de Cristo na iconografia. Essa fé, que verdadeiramente “vincula” Deus à terra, desse compromisso, onde sentimos uma responsabilidade especial perante nossos pais para transmitir a nossos filhos tudo o que recebemos de Deus com seu sangue e carne, não pode ser separada nem pelo frio farfalhar de baionetas, nem pelo estrondoso som dos tiros de rifles, nem pela beleza e pompa de cerimônias rituais estrangeiras, nem pela visível persuasão e argumentação convincente do oponente…

Certamente, é por isso que, na manhã fria de inverno de 1874, em uma vila pouco conhecida da Pódlaquia, treze heróis de Cristo – os respeitáveis anciãos Danylo Karmash, Filip Heryliuk, Kostiantyn Boiko, Ignat Franchuk, Kostiantyn Lukashuk, os prósperos fazendeiros Bartolomeu Osiptiuk e Maksym Havryliuk, os cheios de vitalidade Vykentiy Levoniuk e Ivan Andriiuk, e os muito jovens Mykyta Hrytsiuk, Luka Boiko, Onufrii Vasyliuk Tomashuk e Mykhailo Vavryshchuk, foram martirizados. E embora essas pessoas nos sejam tão distantes e estranhas, cristãos do terceiro milênio, a determinação e a firmeza deles na fé até o último momento não podem deixar de tocar o mais íntimo de nossos corações cristãos hoje. Portanto, com toda a humanidade, apelamos a eles em oração: “Pedimos a vós… que intercedais e oreis por nós, e pedimos inabalabilidade na sagrada fé católica e zelo pela salvação de nossas almas, bem como das almas de nossas famílias, parentes, de nosso povo e de todas as almas imortais. Fazei com que em nosso povo surja a unidade na fé sagrada; que todos se tornem filhos de uma única Igreja de Cristo; que conheçamos mais profundamente e melhor as verdades da fé católica; que vivamos e ajamos de acordo com os ensinamentos da verdadeira Igreja de Cristo e estejamos prontos para dar nossas vidas por ela; e que nosso povo, enriquecido com bênçãos temporais e eternas, glorifique a Deus, que vos coroou com a coroa imperecível de glória em Vosso Reino Celestial, a quem pertence a glória, a honra e a adoração pelos séculos dos séculos. Amém.” (Oração da Ofício de Súplica aos Mártires de Pratulin // Sivitsky P. Bem-aventurados mártires de Pratulin Podlaski. Lviv: Missionar, 1999, p. 68).

Autor: Pe. Roman Terekhovsky.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo