Professora da FASBAM recebe menção honrosa na Câmara Municipal de Curitiba

Ana Beatriz Dias Pinto

A professora Ana Beatriz Dias Pinto, com as filhas Gabriela Beatriz Tortelli e Mariana Chiara Tortelli, em frente à Câmara Municipal de Curitiba, por ocasião da homenagem recebida. (Imagem: Divulgação).

Na noite do dia 14 de dezembro de 2023, na Câmara Municipal de Curitiba, a professora da FASBAM, Ana Beatriz Dias Pinto, que ministra as disciplinas de Comunicação aplicada à Filosofia e também de Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS), recebeu votos de Congratulações e Aplausos em menção aos seus trabalhos como educadora.

“Agradeço a todos que já fizeram e fazem parte dessa história, especialmente aos estudantes, corpo docente e meus superiores. Que a Educação nos proporcione a capacidade de dialogar com as diferentes culturas (religiosas e humanas) existentes, pois esse é seu sentido primeiro!”, manifestou a professora, que ainda expressou: “Quanto à FASBAM, só tenho a agradecer, por encontrar nesta instituição a oportunidade de integrar minha formação aos conhecimentos que possam servir à área de Filosofia e conviver com um público diferenciado, em sua maioria em preparação à vida religiosa!”

Currículo pessoal e trajetória da vida

A professora Ana Beatriz Dias Pinto é a filha do meio do comerciante José Lorena Pinto e da também professora Derlinda Aparecida Pinto, ambos já aposentados. Seu irmão mais velho é o padre Fabiano Dias Pinto – reitor do Seminário Teológico Rainha dos Apóstolos, vice-chanceler da Arquidiocese de Curitiba e juiz do Tribunal Eclesiástico de Curitiba/PR; o caçula da casa é o consultor agrônomo Rafael Dias Pinto. A professora Ana Beatriz Dias Pinto é também mãe de Mariana Chiara Tortelli e de Gabriela Beatriz Tortelli, atualmente estudantes.

Formou-se em Jornalismo e em Teologia, também com previsão de concluir estudos em Psicologia em 2025, que está convalidando por ter feito o curso no exterior. Tem especialização em Marketing, Mestrado em Teologia e Sociedade e Doutorado em Teologia e Sociedade, com pesquisas sobre as implicações da Comunicação e Cultura nesse âmbito.

Já trabalhou como repórter da Gazeta do Povo em Curitiba. Realizou estudos de Cultura Religiosa vivendo em Loppiano, cidade nos arredores de Florença, na Itália. Ali conheceu diversas culturas e na prática jornalística, dedicou-se a pautas relacionadas à educação, religião e cidadania.

Atualmente, leciona nas mais importantes instituições de ensino de sua área temática: a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o mosteiro da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) e o Studium Theologicum Claretiano (afiliado à Pontificia Università Lateranense di Roma).

Fluente em Espanhol, Inglês, Italiano, Português e Libras (Língua Brasileira de Sinais), também estudou Francês, Hebraico, Grego e Latim, complementando assim sua formação em idiomas clássicos.

Impacto do trabalho no campo educacional

Devido à relevância da professora Ana Beatriz na área da educação, na qual atua desde 2016, já impactou efetivamente na formação de pelo menos 8 mil jovens universitários de diversas cidades brasileiras que vem à capital paranaense para estudar. Os mesmos podem, por meio do conhecimento de diferentes culturas, expressões religiosas e sociais da professora, contar com um modelo educacional moderno, sendo conduzidos a um processo de aprendizagem significativa por esta grande profissional do setor de educação, que tem proporcionado à sociedade paranaense a oportunidade de formação humana integral.

É Membro Titular da SOTER (Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião) e leciona disciplinas na área de Comunicação Social, Teologia e Pastoral da Comunicação, Sociologia da Religião e Cultura Religiosa (Teologia e Sociedade).

No âmbito da pesquisa, tem trabalhado com os seguintes temas: Jornalismo impresso; Culturas Religiosas e Contemporaneidade; Psicologia da Comunicação e Processos de Subjetivação Psicológica.

Atualmente, os projetos da professora Ana Beatriz Dias Pinto se chamam: “Mochilão Pelo Mundo” e “Teologia e Inclusão”, nos quais utiliza da ludicidade e convite a uma viagem pelas culturas existentes no mundo, que os alunos se coloquem no lugar dos povos ou minorias estudadas para compreender suas formas de vivência do Sagrado e dos processos de diálogo na vida em sociedade, oportunizando ações de solidariedade e reflexão sobre o Sagrado em suas relações humanas – também perfazendo-os por meio de análise filosófica.