Professores da FASBAM unem esforços e lançam livro intitulado: “Introdução à Lógica” disponível para toda a comunidade acadêmica

A obra “Introdução à Lógica” foi escrita pelos professores Aluísio Miranda Von Zuben, Antonio Djalma Braga Junior, Gilson Maicá de Oliveira e Teresinha Teixeira Colleone e está disponível para download gratuito no catálogo de FASBAMPRESS (clique aqui).

Confira a apresentação do livro, na íntegra:

Qualquer um que queira consagrar seriamente sua vida à filosofia pesa a tarefa de fazer avançar essa área do saber que chamamos de lógica, e não apenas fazer exegese dos autores do passado[1]. Se pretende contribuir para o desenvolvimento da filosofia, deve preparar-se para realizar estudos meticulosos em um campo específico, como a lógica, a metafísica, epistemologia ou a ética, entre outras possíveis áreas da filosofia, conhecer os resultados alcançados por pensadores do passado e do presente, assimilar suas ideias e submetê-las a análise crítica. Aceitar por dogma o que algum pensador do passado tenha dito é simplesmente matar a possibilidade da filosofia.

Esta tarefa absorve de tal forma o pesquisador que resta pouco tempo para incursões em outras áreas. De fato, qualquer pretensão de generalidade corre em nossos dias sério risco de levar à confusão e superficialidade.

O presente texto oferece uma visão introdutória da lógica como uma área de interesse filosófico e científico. Uma área em constante desenvolvimento e com inúmeros desafios. O texto não entra no detalhe devido a proposta do projeto, embora através das inúmeras referências aponte caminhos ao leitor que tenha intenção de ir além do que é aqui apresentado.

A lógica é um campo de investigação que em nossos dias cobre uma gama extremamente vasta do conhecimento científico e filosófico. Envolve aspectos informais ligados à argumentação crítica, com grande utilidade em áreas como direito, ética e política, e ao mesmo tempo, aspectos puramente formais ligados à matemática, linguística, computação, inteligência artificial e neurociências. Além disso, a lógica, que originalmente era considerada como “a ciência do raciocínio correto”, passou por uma reviravolta extraordinária no último século, passando a ser o, entre outras coisas, o estudo de certas estruturas abstratas, os sistemas lógicos, cuja diversidade torna qualquer pretensão de definição do que seja a lógica uma tarefa dificílima, senão impossível. Toda ciência, e a lógica não é diferente, possui tantas especialidades e conexões que qualquer pretensão de definição acaba por deixar de fora algo significativo, ou incluir coisas que não pertencem a rigor a seu domínio de investigação. De qualquer forma, definições precisas têm pouco valor no início do estudo. Talvez uma resposta evasiva seria dizer que lógica é aquilo que os lógicos profissionais fazem. Preferimos aqui seguir a recomendação do lógico estadunidense Elliott Mendelson para quem só se pode aprender lógica fazendo lógica.[2] É o que propomos no texto que segue.

[1] Não que fazer exegese de autores do passado ou do presente não seja importante, mas não se pode negar que é um trabalho bastante limitado e que, a rigor, não é filosofia, mas história da filosofia.

[2] MENDELSON, Elliot. Introduction to mathematical logic. New York. Van Nostrand Reinhold Company. 1964, p. 1.

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