Aconteceu o I Seminário de Direito Canônico

Entre os dias 19 e 20 de abril de 2021 a FASBAM realizou o seu I Seminário de Direito Canônico com o objetivo de cultivar a ciência canônica dentro do mistério da Igreja (OT 16), para que os interessados saibam como colaborar na sua contínua renovação e adaptação às necessidades dos tempos. Tudo isto tendo presente que o direito da Igreja deve sempre visar o bem sobrenatural de cada fiel e a edificação da comunhão eclesial.

Com a mediação do Prof. Dr. Ir. Irineu Letenski, OSBM, o seminário contou, em seu primeiro dia, com o Pe. Alberto Montealegre Vieira Neves, que atua como Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e é Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Ele trato sobre o tema: O ordenamento canônico e o seu papel na perspectiva eclesiológica de uma Igreja em saída. O segundo dia contou com a participação da Me. Claudia Maurício Silva, que é Auditora no Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Niterói e Doutoranda em Direito Canônico pela Universidade Católica da Argentina. Ela tratou do tema: Sobre a aplicação do Direito Canônico em tempos atuais na visão de uma leiga. O seminário foi encerrado com a participação do Pe. Fabiano Dias Pinto, Reitor do Seminário Maior Arquidiocesano Rainha dos Apóstolos da Arquidiocese de Curitiba e Doutorando em Direito Canônico pela Universidade Católica da Argentina, falando sobre o tema: O protagonismo do fiel batizado: uma leitura do Direito Canônico após o Concílio Vaticano II.

Com mais de 1000 inscritos de todos os estados do Brasil e também do exterior, especificamente da Argentina, Itália e Paraguai, o I Seminário de Direito Canônico da FASBAM contou com a interação constante durante todas as conferências. Nosso agradecimento especial a cada participante e também o nosso convite para que todos os interessados participem do I Seminário de Mariologia da FASBAM, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de maio, na parte da noite, e da XII Semana de Filosofia da FASBAM, que acontecerá entre os dias 10 e 14 de maio, na parte da manhã, e tratará do Papel da Filosofia na Formação Eclesiástica. Ambos os eventos são totalmente online e gratuitos.

Se você quiser rever as conferências do I Seminário de Direito Canônico da FASBAM ou não conseguiu participar do eventos, confira: