Santo Tomás de Aquino e os hábitos

Somos feitos no caminho e não no final. Ao longo de nossas vidas, podemos optar por nos tornar mais plenamente humanos ou menos. Somos feitos para viver uma vida boa, conhecer a verdade sobre Deus, cultivar amizades, contribuir para a política. Essas coisas são amplamente consideradas atraentes e, no entanto, pode ser extremamente difícil viver em busca das coisas que constroem nossa natureza humana sobre e contra aqueles que a destroem. No final, precisamos amadurecer para a liberdade daqueles que realmente apreciam o que é melhor.

Para alcançar esse tipo de consistência e estabilidade em nossas vidas, precisamos de alguma ajuda. Nossas faculdades são subdeterminadas. Então, peguemos a vontade, por exemplo. O objetivo da vontade é o bem universal. Assim, nenhuma coisa boa criada será suficiente para saciar o desejo de nossa vontade. Queremos amar não apenas uma coisa boa. Queremos amar o bem e, portanto, permanecemos livres para escolher entre uma variedade de opções mais ou menos boas até finalmente chegarmos ao bem universal.

Entre as muitas opções na vida, precisamos discernir o que é melhor do que é pior. Isso significa medir esses bens contra a regra da razão, ou seja, contra a natureza humana entendida como norma para uma vida correta. Portanto, embora possamos apreender algo tão bom para nós, isso pode não ser o caso na realidade, a menos que esteja de acordo com a nossa natureza. Para melhorar cada vez mais essas determinações espontaneamente por um tipo de segunda natureza, precisamos adquirir hábitos saudáveis, que chamamos de virtudes.

Uma virtude é apenas uma disposição estável ou permanente que informa uma faculdade da alma, seja intelecto, vontade, percepção cognitiva, apetite sensorial, que capacita a pessoa a escolher o bem com facilidade, rapidez e alegria. A definição de Aristóteles para a virtude é o que faz um homem ser bom e agir bem. Basicamente, uma virtude informa a faculdade em questão com o julgamento da razão. Estende o reino da razão na vida de um indivíduo, temperando, encorajando e retificando quando necessário. Em última análise, traz cada vez mais a vida espiritual e corporal do homem no âmbito de sua liberdade para buscar o que é melhor. Tragicamente, porém, assim como a natureza pode ser aperfeiçoada pela virtude, também pode ser pervertida pelo vício.

Um vício é, portanto, uma disposição estável ou permanente, informando uma faculdade da alma, que depravará a pessoa a escolher o que é menos bom ou aparente, facilmente, prontamente e com alegria. Isso torna um homem menos bom e que age menos bem. Assim, por hábito, seja virtude ou vício, o homem semeia as sementes de seu caminho, determinando na escolha o que ele é e o que ele deve se tornar.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e de se conectar conosco em nossas redes sociais.

Fonte: The Thomistic Institute.

1 thoughts on “Santo Tomás de Aquino e os hábitos