Santo Tomás de Aquino sobre o bem e o mal

Qual é o significado do termo “bem”? Para Santo Tomás de Aquino, essa ideia é absolutamente central. E a primeira coisa a se notar é que é um termo analógico. Ou seja, não há apenas uma definição do termo “bem”. Nós o usamos de maneiras diferentes que são análogas umas às outras. Segundo Santo Tomás de Aquino, a bondade é analógica. Ou seja, não há apenas uma definição do bem. Em vez disso, usamos a palavra de maneiras diferentes, mas análogas. Então, podemos dizer que uma barra de chocolate é boa, um jogo de futebol é bom e um dia de verão é bom. Eles são bons da mesma maneira? Obviamente não. A bondade de uma barra de chocolate e a bondade de um jogo de futebol não são a mesma coisa. Quando dizemos isso, dizemos algo que se refere à conveniência e à perfeição do chocolate, futebol, um dia de verão. Então, o bem é o que desejamos, ou mesmo o que causa ou desperta o nosso desejo ou o nosso amor. Ou, poderíamos até dizer, é o que desejamos de todas as formas.

Santo Tomás de Aquino não definiu o bem, porque ele o via como uma noção primária, então ele o descreve apenas por seus efeitos. Ele escreve, por exemplo: “Como o bem move o desejo, nós o descrevemos dessa maneira como tudo o que deseja”. Em outras palavras, todo ato de nossa liberdade realmente surge de nossa sede ou desejo original pelo bem. Se não desejássemos um bem, nunca escolheríamos ou desejaremos alguma coisa. Portanto, essa ideia do bem é extremamente importante. Está na origem da nossa liberdade. A liberdade, então, tem a ver com a forma como nós, criaturas intelectuais e racionais, buscamos o bem. Buscamos isso com um tipo maior de espontaneidade e criatividade do que os animais, porque entendemos nosso objetivo e, assim, ordenamos e escolhemos nossa atividade.

Agora, há uma segunda maneira de descrever o bem que Tomás de Aquino usa. É igualmente importante. O bem é o que aperfeiçoa algo. Uma coisa viva busca sua perfeição, e assim busca seu bem. É claro, as perfeições variarão, assim como as coisas diferem. A perfeição de uma planta ou animal é uma coisa; a perfeição de uma pessoa é outra questão, embora, de fato, haja algumas semelhanças óbvias no nível biológico, por exemplo. Uma pessoa humana tem uma certa perfeição física que é como a perfeição de uma planta ou animal que chamaríamos de saúde. Mas uma pessoa também tem uma perfeição própria de uma natureza superior, a natureza humana, que está conectada à nossa capacidade de conhecer e amar. Somos capazes de conhecer o bem como tal, e podemos escolhê-lo e amá-lo com a nossa vontade. Assim, poderíamos definir a pessoa humana de certa maneira como um ser que aspira à perfeição não apenas no nível físico ou biológico, mas também no nível espiritual, porque a pessoa humana busca amor e amizade. Ela busca justiça. Ela busca a verdade. Ela busca em todas essas coisas o que é bom.

Quando enquadramos o bem dessa maneira, como uma perfeição, podemos ver como o bem é um fim. É uma causa final. É o que estamos buscando por nossa ação. Portanto, o que distingue os seres humanos é que somos capazes de conhecer o bem com nossas mentes e, assim, direcionar nossas ações para ele. Obviamente, isso traz um perigo, que não vemos tão claramente nos animais, que também temos a capacidade de interpretar mal o bem ou procurar coisas que são apenas bens aparentes. É assim que realmente pecamos. Quando pecamos, nosso intelecto fica nublado e nosso apetite fica distorcido, e isso torna nossa busca pelo bem muito mais difícil. Depois de começar o caminho da desordem, os julgamentos começarão a dar errado com muita facilidade e teremos muito mais dificuldade em nos corrigirmos. É por isso que é tão importante para nós, como seres humanos em crescimento, conhecer o bem e buscá-lo com todo o coração.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e de se conectar conosco em nossas redes sociais.

Fonte: The Thomistic Institute.