Ir. Marco Antônio Pensak, OSBM avalia o “aggiornamento” estratégico e mercadológico da FASBAM

O ano de 2020 foi marcado por muitas melhorias na FASBAM, basta verificar a notícia desta semana em que o Ir. Irineu e o Pe. Teodoro comentam sobre o assunto, mas um outro ponto que merece destaque é o aggiornamento na área estratégica e mercadológica pelo qual a FASBAM passou ao longo dos últimos anos e que contou também com o auxílio do Ir. Marco Antônio Pensak.

“Para entendermos o aggiornamento que estamos passando, precisamos voltar para o primeiro semestre de 2018. Neste período, a FASBAM mudou o seu posicionamento mercadológico após passar por um processo de consultoria, no qual os gestores da instituição acolheram com grande entusiasmo a ideia de branding que foi proposta. Branding não foi e não é um processo fácil em qualquer empresa! É necessário realmente que os gestores acreditem na ideia, para que toda a equipe também acredite e passe a viver isso cotidianamente, em cada pequena ação. Não se trata de uma simples troca de marca, mas de, através de uma nova marca, viver a missão, a visão e os valores tradicionais da instituição. É anunciar através do novo aquilo que é essência. E o mais gratificante é que isso foi possível aqui na FASBAM”, conta Ir. Marco.

Dentre os resultados que foram obtidos após o novo posicionamento estratégico e mercadológico da FASBAM, estão 5 cursos de pós-graduação, com 4 turmas em andamento e mais 4 que iniciarão em janeiro do próximo ano. A instituição mais que quadruplicou o número de estudantes. O aumento expressivo de visitas ao site institucional, que passou de 900 para 50 mil visitas mensais, o que representa atualmente 15 mil pessoas interessadas no conteúdo que toda a comunidade acadêmica da FASBAM produz. O número de pessoas que acompanham as redes sociais da FASBAM também cresceu exponencialmente. São mais de 40 mil pessoas alcançadas mensalmente e que auxiliam na consolidação da presença virtual da instituição no Facebook, Instagram e YouTube.

Além disso, houve também a mudança do ambiente virtual de aprendizagem para o FASBAM online, a implantação do novo sistema de biblioteca integrado com o sistema de gestão acadêmica e a implantação da plataforma de periódicos, que colocou a instituição no patamar das grandes universidades e só aconteceu graças ao apoio fundamental do Ir. Jonas Chupel. A abertura do Curso de Filosofia na modalidade de ensino a distância, já com a sua primeira turma iniciando em 2021, e utilizando o FASBAM online. Também foi desenvolvida a Biblioteca Virtual, com diversas bases de dados e fontes digitais de pesquisa. O início da EdiFASBAM, a editora da instituição, que já está produzindo o material didático para o curso EaD e tem muitas outras publicações em andamento.

“Eu vejo que o nosso diferencial está no relacionamento com as pessoas. Ele já acontecia desde sempre, mas agora nós vivemos isso mais do que nunca. Cada estudante, cada diocese, cada congregação é especial para a FASBAM! Nós contamos a própria história e as histórias daqueles que fazem parte da instituição, a partir dos valores, das virtudes e da espiritualidade de São Basílio Magno, ou seja, não é apenas marketing de relacionamento que pode ser visto como uma coisa artificial. Nós crescemos e toda a comunidade acadêmica cresce conosco. É um trabalho de união, é um processo lento e progressivo, mas que cria um engajamento muito grande ao longo do tempo e por mais que os nossos estudantes estejam distantes fisicamente, por causa da pandemia, nós sentimos que há uma proximidade. Eu percebo que eles acreditam no que a gente conta porque realmente eles veem as coisas acontecerem e vibram conosco. Eles fazem parte da história. Eles são a nossa história. Também vejo que tudo isso só é possível graças a experiência que cada um tem aqui na FASBAM e que acontece a partir da aplicação de três chaves básicas: cortesia, garantia da boa experiência e eficiência”, finaliza o Ir. Marco.