O que Santo Tomás de Aquino Escreveu?

Santo Tomás de Aquino escreveu muito. Nos primeiros anos de sua formação acadêmica, Santo Tomás publicou pequenos tratados filosóficos sobre filosofia natural e metafísica. Durante os quatro anos que ele passou como Bacharel em Escritura, ele escreveu seus primeiros comentários bíblicos. Ao longo dos quatro anos seguintes, ele comentou os principais manuais de teologia da época com sentenças de Pedro Lombardo. A partir disso, seu trabalho foi moldado por atuar no magistério. Como um mestre de teologia, Santo Tomás tinha três principais responsabilidades: ler e comentar Escritura; discutir pontos teológicos contestante; e pregar a Palavra de Deus.

As Escrituras são a alma de teologia e Santo Tomás sempre permaneceu perto das páginas sagradas. Ele escreveu sobre alguns livros do Antigo Testamento, sobre dois Evangelhos e todas as epístolas paulinas. Ele também compilou um comentário sobre os Evangelhos com citações retiradas do Padres da Igreja.

Além de cumprir suas principais responsabilidades, Santo Tomás também foi muito generoso com a universidade e com a Igreja. Nós temos uma série de textos que ele compôs a pedido de seus irmãos ou outros interessados em toda a Europa. Também como parte de seu envolvimento contínuo com aprendizado pagão, Santo Tomás comentou pelo menos parte de praticamente todos os trabalhos mais significativos de Aristóteles. Santo Tomás também escreveu tratados ocasionais para tratar questões prementes de sua época. As duas mais famosas obras de Santo Tomás são a Suma Contra os Gentios e a Suma Teológica.

A Suma Contra os Gentios, talvez concebida como um manual missionário, procura resolver os erros de não-cristãos de uma maneira abrangente. Baseia-se quase exclusivamente na razão antes de apelar à revelação no livro final. A Suma Teológica é sua obra-prima. Ela tenta cobrir toda a teologia sagrada de maneira resumida, de uma maneira que seja acessível e sábia.

Santo Tomás foi incrivelmente prolífico. Dizem que que ele ditou vários trabalhos para vários secretários simultaneamente. Alguns biógrafos relatam que ele continuava ditando mesmo quando ele adormecia. Isto pede crença, mas parece mais provável quando você ouve os números.  No final de sua carreira, ele estava trabalhando a um ritmo incansável. Considere isso: um livro comum tem cerca de 350 palavras por página. No final de sua vida, Santo Tomás produzia 13 páginas por dia. O mero pensamento sobre isso é impressionante.

Fonte: The Thomistic Institute.