Por que celebrar dias santos que não estão na Bíblia?

Uma leitura rápida dos principais dias de festa do calendário litúrgico da Igreja Oriental mostrará que muitas dessas grandes solenidades não são mencionadas nas Escrituras. A Natividade da Santíssima Mãe de Deus (8 de setembro), a Apresentação da Santíssima Mãe de Deus (21 de novembro) e a Dormição da Santíssima Mãe de Deus (15 de agosto) não são todas baseadas em eventos encontrados nas Escrituras. Tampouco é a Elevação da Santa Cruz (14 de setembro), embora, é claro, se possa notar que ela faz referência à crucificação. Mas não é isso que a solenidade realmente comemora. (Em vez disso, comemora os eventos históricos posteriores associados às relíquias da cruz.) E quase todas as festas menores da Igreja Oriental são de origem extra-bíblica.

Alguém que vai à uma Igreja Oriental pela primeira vez e não é cristão, especialmente um protestante, pode se perguntar do motivo de existirem tantas celebrações que não são encontradas nas Sagradas Escrituras. Questões do tipo podem ser levantadas: “Você está comemorando o aniversário da Virgem Maria? Você diz que ela fez o que no templo aos três anos de idade?”. Essas solenidades podem parecer estranhas ou até preocupantes. Você realmente precisa acreditar que todas essas coisas são cristãs?

Obviamente, as outras grandes solenidades – o Natal, a Teofania (o Batismo de Cristo), a Apresentação de Cristo no Templo (Ele foi trazido ao Templo aos quarenta dias), a Anunciação, o Domingo de Ramos, a Páscoa, a Ascensão, Pentecostes e Transfiguração – todos são celebrações de eventos retratados na Bíblia. Mas a Bíblia não diz em nenhum lugar que os cristãos deveriam celebrar qualquer um desses eventos.

No entanto, nem o Natal nem a Páscoa são ordenados a serem celebrados nas páginas do Novo Testamento. De fato, embora existam muitas festas ordenadas para os judeus nas páginas do Antigo Testamento, nenhum dia de festa é ordenado para os cristãos no Novo Testamento. O mais próximo que chegamos é “Faça isso em memória de Mim”, de Cristo.

Também é observável que a maioria dos dias de festas cristãs tradicionais (incluindo o Natal) não têm marcadores históricos como celebrações da Igreja até pelo menos alguns séculos na história cristã. Portanto, além de não serem ordenados no Novo Testamento, não há indicação de que eles foram celebrados pelos apóstolos e seus discípulos, nem mesmo por algumas gerações seguintes. (A festa da ressurreição de Cristo é a exceção notável. Todas as indicações históricas são de que ela foi celebrada quase desde o início.)

Então, o que devemos fazer de tudo isso? Se abandonássemos o que foi formado pela Sagrada Tradição, a maioria dos cristãos teria que estripar a maior parte de sua adoração, educação, divulgação, eventos sociais, estrutura etc. Sim, deve-se alimentar e vestir os famintos, mas onde na Bíblia isso diz algo sobre tocar os sinos? Sim, deve-se continuar na doutrina dos apóstolos, mas onde diz ter um estudo da Bíblia? Sim, vocês devem se reunir, mas onde é que se diz ter uma comemoração do seu 25º aniversário?

Alguém pode objetar que essas são todas inferências razoáveis ​​do que está nas Escrituras ou, pelo menos, não contradizem nada nas Escrituras. O que há de errado em celebrar o nascimento de Jesus, mesmo que 25 de dezembro não seja mencionado na Bíblia? E o que há de errado em ter festas de aniversário para seus filhos? Ou estudos bíblicos? Ou eventos sociais?

Mas, com base em tais objeções, como alguém se opõe a outros dias de festa?

Então, por que a maioria dos cristãos celebra festas (e faz muitas outras coisas) que não estão na Bíblia? É porque eles funcionam dentro das tradições.

Tradição – e estamos usando o sentido mais amplo do termo aqui, incorporando a Tradição Sagrada (“tradição com T maiúsculo”) e também os costumes (“tradição com t minúsculo”) – é realmente apenas a vida da Igreja como ela é vivida ao longo dos séculos. Com o tempo, ao refletir sobre os principais eventos do ministério de Jesus, a Igreja estabeleceu dias de festa para ajudar a consolidar esses eventos no coração dos fiéis. E assim como se celebrava os membros notáveis ​​da comunidade local, cristãos notáveis ​​e suas vidas passaram a ser comemorados, e festas foram estabelecidas para manter suas memórias vivas através da história e para pedir aos que nos cercam como uma “grande nuvem de testemunhas” por suas orações. E, acima de tudo, essas festas foram estabelecidas por causa do amor que os cristãos têm pelo que está nas Escrituras, pelo que aconteceu entre o que é mencionado lá, e também pelo que aconteceu antes e depois dos eventos descritos.

E enquanto muitas festas celebram eventos encontrados nas Escrituras, nenhuma delas contradiz o que está nas Escrituras. Afinal, algumas dessas festas são na verdade mais antigas que o próprio cânon do Novo Testamento. A Igreja certamente não teria livros canonizados que contradissessem suas práticas existentes.

O calendário litúrgico cristão oriental é tão rico porque a vida é rica. Nós temos que viver a vida. Podemos optar por tornar a vida secular, sem qualquer significado cristão em particular (talvez apenas tentar ser moral), ou podemos santificar todos os dias com as maravilhosas obras do ministério de Deus entre nós, como o Espírito liderou a Igreja, estabelecida e edificada pelo próprio Cristo.

É por isso que temos tantas festas bonitas. Celebramos um grande e suntuoso banquete da vida do Espírito Santo na Igreja.

1 thoughts on “Por que celebrar dias santos que não estão na Bíblia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo