Egresso da FASBAM defende tese de doutorado em Direito Canônico

No último dia 02 de dezembro, o Pe. Neomir Doopiat Gasperin defendeu a sua tese de doutorado em Direito Canônico intitulada: A aplicabilidade do Direito Canônico Oriental na adscrição a uma Igreja sui iuris e suas implicações jurídicas pastorais, na Faculdade de Direito Canônico Apóstolo Paulo.

Pe. Neomir, que é sacerdote do clero secular da Metropolita Católica Ucraniana de São João Batista, obteve a nota máxima, 10,0 – Summa cum laude. Isto é motivo de grande alegria para a nossa comunidade acadêmica, pois ele é egresso do nosso Curso de Filosofia (turma de 2010), onde também demonstrou grande apreço pelos estudos.

Em janeiro, Pe. Neomir retornará à FASBAM como professor do curso de pós-graduação lato sensu em Direito Processual e Matrimonial Canônicos

Referente à sua tese, Pe. Neomir se debruçou sobre a aplicabilidade do Direito Canônico Oriental na adscrição a uma Igreja sui iuris e suas implicações jurídicas pastorais pretende esclarecer e tornar acessível à disciplina da adscrição ou pertença de um fiel a uma Igreja oriental e a sua importância para a existência e sobrevivência destas igrejas, principalmente para aquelas que se encontram fora de seus próprios territórios.

A pesquisa apresentou três modos de pertença ou adscrição a uma Igreja sui iuris oriental. Cada um destes modos com várias possibilidades de ser adscrito; e teve o objetivo de apresentar o desenvolvimento histórico e jurídico da adscrição.

A tese foi elaborada em três capítulos. No capítulo primeiro foi abordado a natureza jurídica das Igrejas sui iuris orientais e sua pertença e lugar no Corpo católico. No segundo capítulo, apresentou-se o ordenamento jurídico comum das Igrejas sui iuris, o seu iter e suas fontes canônicas, bem como as da Sagrada Escritura, da Sagrada Tradição e as influências advindas do Direito romano, dos cânones pseudo-apostólicos e apostólicos, dos Padres da Igreja, dos cânones da legislação imperial bizantina e das principais fontes do Concílio Vaticano II sobre a matéria concluindo com a promulgação dos sacri canones. No terceiro capítulo, apresentou-se a adscrição a uma Igreja sui iuris com as várias implicações jurídicas pastorais que surgem dos matrimônios mistos e inter-eclesiais.

Parabéns, Pe. Neomir pela sua conquista e seja bem-vindo à sua casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo