Conselhos de Dom Sviatoslav Shevchuk para reavivar a Liturgia

Em primeiro lugar, Dom Sviatoslav orienta a sermos participantes ativos na Liturgia a fim de revivê-la.

Segundo ele, depois do Concílio Vaticano II, na Igreja Católica e em outras comunidades, em particular os protestantes, houve muita discussão sobre esse assunto.

“Houve toda uma tendência que começou a tratar a Liturgia como um espetáculo. Mas então ficou claro que o espetáculo era uma mosca de um dia. O padre, em tal performance litúrgica, deveria atuar como um showman. Então, percebeu-se que tal reavivamento da Liturgia não levou a uma melhor experiência de Deus”, afirma o Primaz.

“Há outro caminho – preparar melhor a Liturgia, tanto para o padre como para os fiéis”, enfatizou o líder da Igreja Greco-Católica Ucraniana.

Como exemplo, ele menciona um padre que iniciou uma verdadeira reforma litúrgica na Igreja. “Ele começou a imprimir textos para cada Liturgia para que aqueles que chegassem à igreja tivessem textos diante de seus olhos e pudessem participar do canto. Talvez todos devêssemos seguir esse caminho”, disse o arcebispo.

Dom Sviatoslav ainda acrescenta mais dois conselhos, que ele recebeu como seminarista de seu pai espiritual, Lubomyr Husar. “Estas dicas pessoalmente me ajudaram muito. A primeira coisa que ele disse – ir para os Serviços Divinos como um encontro. Não como uma performance, mas como um encontro… Nós vamos para a Liturgia, não apenas para aprender alguma coisa lá, para obter alguma informação, mas para encontrar Deus. Além disso, para encontrar Deus que quer me servir. A Divina Liturgia é um momento em que Ele desce dos Céus para me servir. Portanto, chamamos isso de Serviço de Deus”.

E o segundo conselho: “Vá a um encontro com Deus com essa disposição: ‘Deus quer dizer algo para mim e eu tenho que ouvir.’ Acredite em mim, se você vai ao Serviço Divino como a algo novo e diferente de cada vez, Deus vai falar com você. Não há duas Divinas Liturgias idênticas”.

“E quando você sair da adoração, pergunte-se: ‘O que Deus me disse hoje?’ Você verá que sairá de tal encontro com o coração cheio e com uma palavra especial de Deus”.

Fonte: Departamento de Informação da UGCC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo