O significado dos objetos segurados pelos santos na iconografia

A iconografia pode ser uma maneira extremamente concisa de comunicar a Fé. Portanto, o que os santos têm em suas mãos nos ícones ajudam a identificá-los e a saber sobre suas vidas.

Primeiramente, a Cruz, que indica que o santo é um mártir. A razão pela qual os mártires são mostrados segurando uma cruz é dupla: em primeiro lugar, a palavra mártir vem do grego e significa testemunhar, e assim essas testemunhas possuem o símbolo preeminente do cristianismo: a Cruz. Em segundo lugar, a cruz simboliza o mais perfeito sacrifício: a própria crucificação de Cristo. Portanto, quaisquer santos que foram martirizados por confessar a fé são mostrados com cruzes, independentemente de como eles morreram. A maneira de execução de um santo não é como eles ganharam santidade. Multidões de pessoas sofrem horrivelmente a cada dia, e morrem de formas horríveis e ainda não são chamadas de santos ou mártires por isso. É a confissão de Fé que conta, e assim aqueles que confessaram a Cristo e morreram por Ele, seguram uma cruz para marcar seu martírio. Os santos que detêm os instrumentos de sua execução são mais comuns na arte europeia da era renascentista, mas isso, reflete uma preocupação com a vida terrena, em vez da eterna realidade celestial. Os Ícones orientais, às vezes, podem mostrar o próprio martírio, mas os ícones são “janelas para o céu” (isso também responde o costume dos eslavos usarem uma espécie de cortina em torno do ícone), e assim os santos não são mostrados sobrecarregados pelas coisas que os mataram.

O Pergaminho indica a sagrada Sabedoria, e assim é frequentemente mostrado nas mãos dos profetas do Antigo Testamento, mas também é comumente visto nas mãos dos Apóstolos. Ambos receberam a sabedoria de Deus – os profetas através de visões, os apóstolos através do encontro e do conhecimento de Jesus Cristo. Santos posteriores também podem ser mostrados segurando pergaminhos se eles também são conhecidos por profecias, percepções e transmitiram conhecimento divino a outros. Um exemplo é Efrém, o sírio, um hinógrafo e diácono do século IV, conhecido por suas obras poéticas de teologia. Onde os pergaminhos são desenrolados, as citações dos escritos dos próprios santos são mostradas. A princípio, isso pode parecer que os santos estão sendo glorificados por suas próprias “obras”. No entanto, é porque acredita-se que a escrita / sabedoria / profecia desses santos vem de Deus e não de seu próprio raciocínio. Isso fica claro quando vemos, por exemplo, o Profeta Isaías segurando um pergaminho com as seguintes palavras:“Ouve, ó céus, e dá ouvidos à terra” (Is 1,2 ). Estas palavras são de “Isaías”, mas são também as palavras de Deus faladas através do seu profeta. É o mesmo para os santos posteriores que são mostrados segurando pergaminhos com as palavras que foram inspirados a escrever.

No Novo Testamento lemos sobre os Apóstolos, especialmente Paulo, nomeando autoridades para guiar as novas comunidades cristãs, mantendo-as fortes dentro da Fé. São essas autoridades que, ao longo de uma geração, se tornaram os bispos que conhecemos hoje. É apropriado, portanto, que os bispos em ícones tenham sua principal ferramenta: o Livro dos Evangelhos, da qual eles proclamavam a Boa Nova aos fiéis durante a Liturgia. Muitos dos Padres da Igreja também eram Bispos, e alguns de seus “escritos” que lemos hoje não eram escritos, mas sermões pregados após a leitura do Evangelho, mais tarde copiados pelos fieis para outras comunidades se beneficiarem. Seus ensinamentos inspirados foram fundamentados no Evangelho, e assim eles são mantidos com o Santo Evangelho em seus ícones como instrumentos pelos quais Deus lhes concedeu a santidade. E eles os sustentam com grande reverência, indicados pelo modo como alguns ícones mostram os bispos cobrindo a mão nua com suas vestes. É este respeito supremo pelo Evangelho que inspirou os Bispos a defenderem a Fé de maneira tão veemente nos Concílios Ecumênicos, outra maneira pela qual alguns passaram a ser reconhecidos como santos.

Outro papel do bispo é o de pastor, ou pastor, do rebanho de Cristo. Isso é simbolizado pelos báculos, que no Oriente não se parecem com os dos bispos do Ocidente. É de um forma mais simples, geralmente na forma da letra grega Tau, que simboliza a vida, a ressurreição ou a cruz. Às vezes, o báculo será encimado por uma cruz, logo acima de uma curva dupla. Esta curva dupla é às vezes na forma de cabeças de serpente, simbolizando a serpente levantada por Moisés no deserto. O báculo usado em um ícone depende em grande parte do desenho atual usado na vida pelo santo em questão.

O báculo em forma de Tau também é um símbolo de autoridade mantido por hegúmenos (superior de um mosteiro, similar a um abade) de mosteiros, e assim os ícones de santos monásticos também podem mostrá-los segurando esse objeto, se fossem conhecidos por pastorear os fiéis. Ocasionalmente, um santo que não fosse bispo ou hegúmeno na vida seria mostrado segurando um báculo em iconografia. Isso em reconhecimento de sua autoridade espiritual, independentemente de qualquer cargo que tenham alcançado durante suas vidas.

Isso nos leva às lanças, escudos e espadas representadas em ícones. Nos primeiros séculos da Igreja, dois tipos de mártires ganharam especial devoção entre os cristãos: virgens-mártires e soldados-mártires. O último grupo era tipicamente formado por soldados do Império Romano pagão que se converteram ao cristianismo e foram assassinados por causa disso. Muitas vezes a sua conversão significava que renunciavam à sua vida militar, o que faz com que apareçam vestidos de armadura completa nos ícones parecendo estranhos, quase contraditórios. No entanto, esses soldados-mártires (e eles geralmente possuem cruzes também, em memória de seu sacrifício) através de sua confissão de fé se tornaram “soldados para Cristo”. Como nossos intercessores nos céus, é reconfortante saber que há santos guerreiros contra os “principados das trevas” em nosso favor. É natural, portanto, mostrar aqueles soldados corajosos que renunciaram às armas terrenas para abraçarem ainda mais corajosamente a morte agora adornada com a armadura de Deus (Efésios 6, 11-18).

São Pedro e São Paulo são às vezes representados juntos em um único ícone segurando uma pequena igreja em suas mãos. Isso reflete a hinografia da Igreja, onde os dois Apóstolos são louvados como “pilares da Igreja”. Não apenas eles eram pilares da Igreja, mas também construtores de Igrejas, estabelecendo comunidades cristãs ao redor do Mediterrâneo e das Terras Sagradas. Mais tarde, outros santos são lembrados por sua “construção de Igrejas” e, assim, são representados com pequenas igrejas ou mosteiros. É muito comum que reis e rainhas santos sejam mostrados mantendo igrejas dessa maneira, pois são honrados por seu papel de protetor e benfeitor da Igreja dentro de suas terras. É através da edificação da igreja que esses monarcas foram glorificados por Deus e, portanto, esses edifícios são os instrumentos de sua própria salvação.

E então há o próprio Jesus Cristo. É provavelmente ímpio da nossa parte referir-nos ao Menino Jesus como uma “ferramenta” de salvação, mas, dado o acima, há muito sentido em ver Maria segurando Cristo da mesma forma que um santo hierarca tem o Livro dos Evangelhos. A razão pela qual os cristãos não perseguem o martírio é porque não é algo que é procurado, mas algo aceito se Deus quiser. O mártir, o santo hierarca, o profeta e o santo guerreiro são todos escolhidos por Deus para cumprir seus papéis, para o benefício de todos. Os santos individuais não escolhem ser sábios eremitas, virgens-mártires ou evangelistas; sua escolha é simplesmente aceitar o papel que Deus ordenou para eles ou seguir seu próprio caminho.

E assim, quando o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria de que Deus a escolhera para ser a mãe do Salvador do mundo, ela teve a escolha de aceitar isso ou não. Dizendo humildemente “seja para mim segundo a tua palavra”, Maria seria para sempre chamada de Cheia de Graça. Portanto, na maioria dos ícones dela, Maria é mostrada segurando o Menino Jesus, através do qual ela foi glorificada como a Santíssima Mãe de Deus (Theotokos).

Pela mesma razão que a Mãe de Deus segura Cristo em suas mãos, também é correto para os ícones de Simeão, mostrar-lhe segurando a Cristo. Pelo mesmo raciocínio, não é comum mostrar José de Nazaré segurando Cristo na iconografia. José era o homem prometido a Maria, que a protegeu e a Cristo durante as perseguições de Herodes, e para a maioria das pessoas era considerado o pai de Jesus. Mas ele não era, e não é aclamado um santo por ser o pai de Jesus. Ele é um santo por ser o Prometido de Maria, por protegê-la e não romper o noivado pela infidelidade. Onde os ícones do retrato de José existem (e eles não são tão comuns) ele geralmente é mostrado segurando duas pombas, o sacrifício do pobre homem que ele ofereceu na Apresentação de Cristo no Templo (Lucas 2, 22-40).

Há outros objetos não mencionados aqui que são mantidos pelos santos em seus “retratos celestiais”. As razões para cada objeto são diferentes, mas o principal é o mesmo: os santos possuem as ferramentas de sua salvação. O grande número de itens diferentes retratados em ícones nos mostram a diversidade de maneiras pelas quais Deus nos chama. A Cruz, o Evangelho, a Santa Sabedoria, a igreja: tudo leva a Cristo, claro, mas a riqueza de itens aponta para a abundância de Sua Misericórdia e Graça.

Fonte: clique aqui.

3 thoughts on “O significado dos objetos segurados pelos santos na iconografia

  1. Ana Carolina says:

    Parabéns!
    Gosto muito do significado dos simbolos, cores, formas nos icones. Tudo tem um porquê.
    Se puder continuar este artigo ficaria grata.
    Deus abençoe

  2. Dinho says:

    Por favor, pode me dizer qual santo segura um pão na mão e um jarro na outra, e tem um machado nos pés? Ganhei uma imagem, mas ninguém sabe quem é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo