Ícones da 3ª turma do curso de iconografia são abençoados

No dia ontem aconteceu a bênção dos ícones da terceira turma do curso de iconografia bizantina da FASBAM. Desta vez, o módulo finalizado foi o de têmpera que é uma técnica de pintura na qual os pigmentos podem ser misturados com ovo.

A bênção foi realizada pelo coordenador acadêmico da instituição, o Pe. Prof. Dr. Teodoro Hanicz, OSBM, que incentivou os mais novos iconógrafos a darem continuidade a este trabalho porque no Brasil existe uma grande sede de uma iconografia de Tradição oriental e poucos são os iconógrafos.

Finalizaram o curso 9 estudantes, dentre eles Joaquim Sedorowicz, que participou das três turmas de iconógrafos formados pela FASBAM. “Durante este curso abordamos tanto os aspectos artísticos quanto teológicos dos ícones bizantinos. Cada aluno experenciou através do ícone da Theotókos de Philermos a espiritualidade cristã oriental e a devoção mariana enerente a ela”, ressalta o professor do curso, o iconógrafo Eduardo Mourov.

“Eu pensava que a iconografia era apenas um tipo de arte como outro, mas durante o curso eu tive a oportunidade de ter o contato com uma arte muito nobre através da espiritualidade e da beleza que um ícone transmite” destacou o Ir. Domênico do Instituto dos Servos da Divina Misericórdia.

Quer saber mais sobre os módulos do curso de iconografia da FASBAM, clique aqui.