No último dia 25 (segunda-feira), o Prof. Fabiano de Mello Vieira realizou a defesa pública de sua tese de Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), intitulada: “As Vicissitudes das Novas Modalidades de Subjetivação. O Gozo como Pathos Pós-Moderno“.

Segundo o Prof. Dr. Fabiano, a pesquisa tem por objetivo a identificação do gozo (jouissance) como o pathos pós-moderno. Partimos da definição de pós-modernidade apresentada por Jean-François Lyotard o qual ressaltou os aspectos ligados à queda dos grandes metarrelatos de legitimação e a supervalorização do desempenho e da performance, passando por outros autores da filosofia e da psicanálise  que, utilizando outras nomenclaturas e abordando aspectos diferentes também  retrataram de maneira crítica tal período histórico. Em seguida, resgatamos na história da filosofia as raízes da tradição hedonista com recortes desde a Antiguidade, passando pelo moralismo francês e pelo utilitarismo inglês, culminando no pensamento do Marquês de Sade. Assim, o sujeito que, ao longo da história, manteve os traços de uma tradição hedonista encontra na pós-modernidade e, mais precisamente, no neoliberalismo – que dá ao mercado o lugar de um novo “Deus” – um cenário ideal para que o gozo se estabeleça como o pathos. O gozo ocupa um lugar especial na teoria psicanalítica. Em Freud, é possível observar seus contornos próximos ao conceito de pulsão de morte, naquilo que se revelou como sendo “além do princípio do prazer” e em Lacan, o gozo, propriamente dito, representa um campo. Não obstante, algo permanece presente nas suas diferentes formulações ao longo da obra lacaniana: 1) Condensa num mesmo conceito as noções de prazer e desprazer; 2) Apresenta-se como repetição; 3) Mantém uma relação com o desejo embora não seja a mesma coisa. Concluímos que na pós-modernidade, em função tanto de uma presentificação maciça do objeto – a partir da oferta do Mercado –, quanto de uma lógica perversa enfraquecedora dos obstáculos limitadores do gozo pleno, o sujeito substitui a construção da fantasia pelo fetiche e prioriza o gozo em detrimento do desejo.

Participaram da banca, os seguintes professores:

• Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Prof. Dr. Francisco Verardi Bocca – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Prof. Dr. Eladio Pablo Craia – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Profª. Dra. Débora Patrícia Nemer Pinheiro – Universidade Positivo (UP)
  • Profª. Dra. Ana Maria Szapiro – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Toda a nossa comunidade acadêmica se alegra pela sua conquista, Prof. Dr. Fabiano! Parabéns!

1 thoughts on “Prof. Fabiano de Mello Viera recebe conceito máximo em sua tese de Doutorado em Filosofia