Os Coordenadores do Simpósio têm a alegria de comunicar à toda a comunidade os trabalhos que foram aprovados para os GTs:

  • Identidade Ucraniana no Paraná.
  • A arte de nashi liúde: manifestações artísticas de descendentes de imigrantes ucranianos no Paraná.

Também as mesas redondas: a) Cinema, arte e cultura: a imigração ucraniana pelas lentes do sensível; b) Holodomor; e c) Educação e cultura ucraniana no Paraná; e a oficina: Tensões e conflitos: a política entre ucranianos do Paraná.

conheça os trabalhos aprovados nos gts:

Identidade Ucraniana no Paraná

  • Biografia de deputados paranaenses descendentes de ucranianos

Alessandro Cavassin Alves (FASBAM)
alessandrocavassin@gmail.com


Resumo:
O presente artigo recupera a biografia de descendentes de ucranianos residentes no Paraná que foram eleitos deputados para a Assembleia Legislativa paranaense e para a Câmara dos Deputados, como deputados federais. O objetivo é buscar pensar a representatividade política desta ampla etnia em território paranaense a partir desses políticos eleitos e a questão da identidade ucraniana que os mesmos ajudaram a manter por sua participação na política. Ao todo são 14 políticos biografados, em diferentes tempos históricos, de 1947 a 2018. Portanto, para além da biografia, busca-se apresentar informações das ações desses deputados em relação a atuação em seus mandatos em projetos e atividades referentes a cultura ucraniana. Salienta-se que este é um texto exploratório, tanto em relação a biografias quanto a atividade parlamentar dos mesmos, reconhecendo que ainda é necessário ampliar estudos sobre essa temática.

Palavras-chave: Biografia, Ucranianos, Identidade, Política, Cultura.

  • A prática da tradição do Korovai entre descendentes de imigrantes ucranianos em Ivaí – PR

Cibeli Grochoski (UFPR)
cibeli_grochoski@yahoo.com.br

Resumo: A proposta desse trabalho é refletir sobre a prática da tradição do Korovai entre os descendentes de ucranianos na cidade de Ivaí, PR. Os primeiros imigrantes ucranianos chegaram ao atual município no início do séc. XX, em suas bagagens além de objetos materiais também trouxeram sua cultura.  O Korovai é uma dessas “heranças” culturais deixadas pelos antepassados, que é um alimento servido e consumido em festas de casamentos. O objetivo da pesquisa é explorar os significados atribuídos a essa tradição e procurar compreender como essa prática se mantém tão presente nos matrimônios de Ivaí, uma vez que outras pessoas, fora do grupo de descendentes de ucranianos, também incorporaram essa prática a suas festas matrimoniais. Essa pesquisa se enquadra no GT3, já que se trata de uma tradição pelos imigrantes, mas que se transformou, foi  reinventada, na cidade de Ivaí. E também, a alimentação é um aspecto muito importante nos processos de construções e afirmações de identidades.

Palavras-Chave: Tradição. Alimentação.  Descendentes de ucranianos.  Korovai. Identidade.

  • Gênero e Memória: rememorações de netas/os de imigrantes ucranianos no Faxinal Barra Bonita, Prudentópolis/PR

Claudete Maria Petriw (UNICENTRO)}
claudetepetriw@yahoo.com.br

Resumo: O objetivo desta comunicação é apresentar análise da memória de 17 moradoras/es idosas/os do Faxinal Barra Bonita, em Prudentópolis/PR, netas/os de imigrantes ucranianos. Tais rememorações estão contidas em entrevistas realizadas no período de março de 2018 a março de 2019, a título de pesquisa de mestrado sobre as relações de gênero no cotidiano de mulheres neste meio rural. A partir destas relações, analisamos a construção de memórias das/os entrevistadas/os sobre si, sobre sua história e seu destino, em uma constante construção de subjetividades. Além disso, analisamos tais pessoas construíram suas memórias em relação com os lugares que ocupam e práticas que realizam em sua vida cotidiana, numa articulação entre memória e gênero. Consideramos que, com o uso da categoria gênero, a partir da década de 1990, como ferramenta de análise das construções históricas do(s) masculino(s) e feminino(s), tornou-se possível pensar numa memória culturalmente educada para determinadas atribuições.

Palavras-chave: Gênero, Memória, Ucranianos, Imigrantes, Subjetividade.

  • Comida e identidade entre descendentes de ucranianos em Prudentópolis/PR

Eliane Crestiane Lupepsa Costenaro (UNICENTRO)
elianelupepsa@gmail.com

Resumo:  O tema dessa pesquisa são as tradições culinárias presentes entre descendentes de imigrantes ucranianos em Prudentópolis. Trata-se de um município que foi marcado pela imigração ucraniana e nele observa-se atualmente a prática de diversos pratos relacionados às tradições culinárias trazidas pelos imigrantes. Esse trabalho visa mostrar que essas práticas alimentares se articulam aos processos de construção de identidades étnicas e regionais. O objetivo é o de identificar e analisar tradições presentes no cotidiano, celebrações e festas como casamento, Natal e Páscoa. Como fontes principais utilizamos memórias de mulheres pela metodologia da história oral e receitas culinárias publicadas no jornal Prácia entre 1963 e 1976. As práticas culinárias se vinculam ao processo dinâmico de configuração de identidades e por isso podem ser compreendidas também como elementos de fronteiras identitárias.

Palavras-chave: Comida. Tradições. Ucranianos. Identidade. Etnicidade.

  • A presença do clero na nomenclatura dos colégios estaduais em Prudentópolis-PR: Educação, língua e identidade

Lourenço Resende da Costa (SEED-PR)
resendedacosta@gmail.com

Resumo:  Os padres da Ordem de São Basílio Magno (OSBM) chegaram no Brasil em 1897. Os padres, bem como freiras e catequistas, possuem um histórico de atuação na área educacional junto aos imigrantes e seus descendentes. A representatividade do clero nessa área pode ser vislumbrada no fato de alguns colégios possuírem nomes de sacerdotes, bem como na atuação de catequistas e freiras à frente da gestão escolar. Não por acaso, tais unidades de ensino ofereceram durante muitos anos a disciplina de Língua Ucraniana. O intuito nesse trabalho é discutir a importância do clero ucraniano no campo educacional e da construção da identidade ucraniana em Prudentópolis a partir da Educação e da língua. Como referencial teórico as discussões suscitadas por Denys Cuche e Fredrik Barth serão fundamentais.

Palavras-Chave: Prudentópolis; Identidade; Igreja Ucraniana; Educação.

  • Escolas ucranianas no Paraná: entre a manutenção da cultura e a nacionalização (1900-1938)

Valquiria Elita Renk (PUCPR)
valquiriarenk@gmail.com

Resumo: O trabalho irá abordar o processo de nacionalização das escolas de imigrantes ucranianos no Paraná, das décadas finais do século XIX até 1938, quando ocorreu a nacionalização compulsória. Será discutido a importância da escolarização desses imigrantes em terras brasileiras, a ausência de escolas públicas, a construção e manutenção das escolas pelas comunidades e Igreja e o ensino da cultura de origem. As comunidades e as escolas viveram um período de tensões, adaptações pedagógicas ante o crescente processo de nacionalização do Estado brasileiro desde as primeiras décadas do século XX.  Para fundamentar a análise serão usados documentos oficiais como os Relatórios de Governo do Paraná, a legislação escolar e documentos de arquivos institucionais e entrevistas realizadas com então estudantes que estava na escola étnica em 1938. A História Cultural analisa o corpus documental.  A nacionalização da escola significava para este grupo étnico a perda da identidade e da memória, portanto, vários processos de resistência para manter a língua e cultura de origem foram registrados.

  • Uma reflexão sobre a construção identitária ucraniana em Prudentópolis-PR

Vanessa Makohin Costa Rosa
vanessamakohin@gmail.com

Resumo: O contexto da pesquisa é o município de Prudentópolis situado no interior do Paraná, o qual é conhecido como um pedacinho da Ucrânia no Brasil. Prudentópolis é formado por descendentes eslavos, na construção identitária do município destacam-se os ucranianos e poloneses, os quais dão um colorido todo especial para a região, pois até os dias atuais percebe-se os costumes e tradições desses povos, na convivência entre as pessoas. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é investigar como ocorre essa construção identitária ucraniana no município. Para chegar a possíveis apontamentos a essa indagação, pretende-se elaborar uma pesquisa qualitativa com o instrumento de entrevista semiestruturada aplicada a moradores de comunidades rurais do município de Prudentópolis, buscando compreender as relações entre a (re)construção de uma identidade ucraniana. Olhar para esse lugar, no qual as identidades linguísticas e culturais se entrecruzam com etnias herdadas de geração em geração é relevante, pois através desse olhar é possível compreender como o contexto é configurado pelos sujeitos e como os sujeitos configuram o contexto.

Palavras-chave: Identidade, Ucranianos, Eslavos, Comunidades rurais, Identidades linguísticas.

A arte de nashi liúde: manifestações artísticas de descendentes de imigrantes ucranianos no Paraná

  • Iconografia bizantina na comunidade ucraniana do Paraná: hierofania e fronteiras étnicas

Jaqueline Ester Litvin (UNICENTRO)
litvinjaque@gmail.com

Resumo: A iconografia bizantina constitui-se como elemento religioso e cultural da etnia ucraniana no Paraná, desde a chegada dos primeiros imigrantes no final do século XIX. O interesse pela iconografia bizantina enquanto cultura cristã oriental e fonte histórica tem crescido nas últimas décadas aqui no Brasil. Nesta oportunidade objetiva-se trazer um pouco da história da iconografia bizantina e o seu significado enquanto hierofania, segundo Mircea Eliade (1992). Analisa-se o espaço do ícone na comunidade ucraniana paranaense e a iconografia bizantina enquanto elemento de etnicidade simbólica em Gans (1979) e fronteira étnica, segundo Fredrik Barth (1969).  Utiliza-se a oralidade, muito valorizada pela História Cultural, juntamente de fontes bibliografias, para as análises. Esta proposta contribui para a compreensão da iconografia enquanto construção artística própria da tradição cristã oriental e expressão de etnicidade dentro da comunidade de descendentes de ucranianos no estado do Paraná.

Palavras-chave: Iconografia, Arte sacra, Hierofania, Etnicidade, Comunidade ucraniana.

  • Elementos históricos, sociais e culturais por trás da simbologia da Pêssankas

Marcos Aurélio Balaban (SEED-SC)
marcosbalaban93@hotmail.com

Resumo: O presente estudo traz em seu conteúdo um dos elementos de grande importância para a cultura ucraniana, a simbologia das Pêssankas, artesanato de origem ucraniana que é construído através de traços e grafismos da cultura milenar. A pêssanka vem do verbo “pyssaty” que significa “escrever”. O artesanato da Pêssanka na Ucrânia no período da era pré-cristã representava uma dádiva ao Deus Sol, conhecido como Djábor, sendo um dos símbolos mais antigo dessa cultura, a qual recebeu uma grande influência da cultura Cucuteni (Tripiliana) principalmente nos aspectos simbólicos, representados através dos grafismos.  Sua veneração está ligada a grande festa da primavera, que é esperada com muita alegria no continente europeu, principalmente na Ucrânia, devido ao intenso inverno que cobre as belezas desse País. A pesquisa tem como objetivo geral analisar quais foram os aspectos que a cultura Cucuteni (Tripiliana) exerceu em relação as Pêssankas, de modo especial na sua simbologia, aquilo que mudou e permaneceu. Como objetivos específicos propõe –se compreender quais foram os símbolos pagãos que receberam influência do cristianismo. Em seguida, buscar-se-á investigar o processo histórico social e cultural da Pêssanka na cultura brasileira, como ela tem se inserido dentro dessa diversidade cultural que vivenciamos, buscando se ater em sua origem histórica e simbólica contribuindo para as pesquisas e vivências no campo da cultura, do folclore e da identidade étnica. O estudo está pautado dentro da temática do GT nº 4 “ A arte de nashi liúde: manifestações artísticas de descendentes de imigrantes ucranianos no Paraná. ” Visto que busca trazer uma discussão a respeito de várias linguagens dos descendentes de ucraniano, e nada mais elementar e presente na comunidade ucraniana e na festividade da Páscoa a presença das Pêssankas, uma arte que se envolve pela magia das cores e pela mensagem ali descrita. Desta forma, metodologicamente, o presente estudo adota os moldes da pesquisa teórico bibliográfica de cunho qualitativo, o qual buscará unir a teoria com a prática. É pertinente destacar que o presente estudo, encontra-se em andamento e tem como hipótese resgatar e manter viva a tradição milenar de um povo e trazendo um fomento para a pesquisa ucraniana no Brasil até mesmo porque a Pêssanka é um elemento tão natural como a vida, cheia de riquezas e simbologias.

Palavras-Chave: Artesanato. Identidade étnica. Pêssankas. Simbologias. Cultura Cucuteni (Tripiliana).

conheça as mesas redondas

Mesa redonda 1:

Tema: Cinema, arte e cultura: a imigração ucraniana pelas lentes do sensível

Participantes:

Viviane Cristina Princival (Coordenadora)
Guto Pasko
Thomas Moser

Mesa redonda 2:

Tema: Holodomor

Participantes:

Jaqueline Ester Litvin (Coordenadora)
Anderson Prado
Ariane Andruchechen
Henrique Schlumberger Vitchmichen

Mesa redonda 3:

Tema: Educação e cultura ucraniana no Paraná

Participantes:

Valquíria Elita Renk (Coordenadora)
Lourenço Resende da Costa
Eliane Crestiane Lupepsa Costenaro

conheça a oficina

Tema: Tensões e conflitos: a política entre ucranianos do Paraná

Proponente: Claudio Cavalcante Junior

Resumo: Este trabalho tenta mostrar alguns exemplos de como em determinados recortes  temporais a comunidade ucraíno-brasileira tem se envolvido com política. Não se trata apenas de reações a eventos que envolvem a Ucrânia, apesar de ocorrer mobilizações, sobretudo a partir de 2013 e 2014. Desde o pós Segunda Guerra Mundial, membros da comunidade, já nascidos no Brasil, vem ocupando cargos, contribuindo com a preservação da memória dos ucranianos no Brasil. Já na atualidade, membros da  comunidade têm se envolvido cada vez em discussões políticas de diferentes espectros, sem fugir da polarização política brasileira, o que inclui as narrativas construídas sobre a situação política na Ucrânia. Este trabalho se tornará uma tese de doutorado, focando problemas pouco explorados nos estudos em etnicidade no Brasil, em especial das comunidades ucranianas. Desta forma, tento contribuir para uma maior percepção de comunidades étnicas, para além dos estudos que restringem grupos a pequenos espaços geográficos e que compreendem grupos étnicos como entidades fechadas e “domesticadas”.