A aparição no Carvalho de Mambré é o começo da revelação da Santíssima Trindade

A aparição no carvalho de Mambré, registrado em Gênesis 18, é uma das mais estranhas e misteriosas das Escrituras. Há muito tempo é retratado na iconografia oriental como a hospitalidade de Abraão. A partir de Andrei Rublev, um detalhe dessa cena foi a única representação iconográfica oriental aprovada da Santíssima Trindade. Este ícone da Trindade é usado por algumas igrejas locais como o ícone da solenidade de Pentecostes. A vinda do Espírito Santo no Pentecostes marcou a conclusão da revelação da Santíssima Trindade à humanidade. A aparição no carvalho de Mambré, sob muitos aspectos, representa o início dessa revelação.

Gênesis 18 começa declarando que o Senhor apareceu a Abraão enquanto ele estava acampado no carvalho de Mambré. Esta não é a primeira vez no livro de Gênesis que Iahweh apareceu em forma corporal. Ele anda no jardim, por exemplo, em Gênesis 3,8. É, no entanto, a primeira vez que ele aparece como homem. Também não será a última. Apesar do claro ensino nas Escrituras, ninguém pode ver a Deus e viver (por exemplo, Ex 33,20; 1Tim 6,16). O texto anterior ocorre no mesmo capítulo em que se diz que Moisés falou com o Senhor cara a cara (Ex 33,11).

Esses primeiros encontros com Iahweh, o Deus de Israel, mais tarde vieram a ser entendidos, juntamente com outros encontros semelhantes, como múltiplas hipóstases de Iahweh. Nesse contexto, um pai e um filho indizíveis que aparecem para as pessoas na forma corporal. Nas Escrituras Hebraicas, essa concepção é mais completa e completamente elaborada na visão de Daniel 7. São João se refere a esse conhecimento de Deus no prólogo poético de seu Evangelho, que expõe a existência eterna do Logos e de sua encarnação. “Ninguém jamais viu a Deus: o Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o deu a conhecer” (1,18). São João não está aqui retendo grandes porções do Antigo Testamento, incluindo Gênesis 18, em que as pessoas humanas são claramente descritas como vendo Deus.

Em vez, a revelação da Santíssima Trindade não surge apenas quando a aparição de Iahweh no carvalho de Mambré é comparada a outras passagens. Surge do próprio texto. É importante especificar contra uma má interpretação comum que os três homens que Abraão encontra (Gn 18,2) não são as três pessoas da Santíssima Trindade na forma visível. Além de contradizer claramente as outras passagens já nomeadas, quando as figuras se separam, apenas uma delas é identificada como Iahweh (18,22). Os outros dois são identificados como anjos quando chegam a Sodoma (19,1). Este é um dos vários lugares em que os seres angelicais são descritos como tendo corpos. De fato, o Senhor e os dois anjos compartilham uma refeição com Abraão (18,8).

O Senhor e os dois anjos falam, no entanto, com uma só voz. ‘Elohim’, geralmente traduzido como Deus, quando usado para indicar o Senhor, geralmente usa verbos no plural porque é gramaticalmente plural. O nome Iahweh, no entanto, é gramaticalmente singular. No entanto, durante toda a discussão com Abraão, o pronome ‘eles’ é usado para introduzir o discurso de Iahweh. Os três podem, portanto, ser vistos como uma representação visível, um ícone da Santíssima Trindade. Além disso, dentro deste texto, o Senhor fala consigo mesmo, seguindo seu próprio conselho (Gn 18,17-19). Vemos essa dinâmica mais desenvolvida nas orações de Cristo a seu Pai nos Evangelhos.

Talvez o maior significado dessa passagem, no entanto, seja o que nos revela sobre a pessoa de Jesus Cristo. É Cristo com quem Abraão negocia buscar misericórdia mesmo para Sodoma e Gomorra. É Cristo quem envia os dois anjos para resgatar Ló e sua família antes da destruição. É também, porém, Cristo quem traz o fogo do céu para apagar essas cidades em sua iniquidade. Ele pode falar em estar diante de Abraão (Jo 8,58). Ele pode falar dos pecados de Sodoma pelo conhecimento direto (Mt 10,15; 11,23-24; Lucas 10,12). Cristo deixa claro que a responsabilidade pelo julgamento, por restaurar a justiça à ordem criada, foi dada a ele (João 5,22). A destruição desencadeada em Sodoma e Gomorra foi uma antecipação, uma intrusão escatológica, do julgamento final no retorno de Cristo (Lc 17,28-30).

Ao longo da história da Igreja, houve tentativas de desfigurar a identidade de Cristo destacando o Deus que encontramos nos Evangelhos do Deus do Antigo Testamento. A primeira tentativa conhecida e talvez a mais infame foi feita por Marcião, que argumentou no início do século II que Iahweh era um Deus diferente do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, descrevendo o primeiro como violento e irado, enquanto o segundo como amoroso e compassivo. Visões desse tipo são mais frequentemente contraditas ao demonstrar o amor e a compaixão de Iahweh no Antigo Testamento. Os mandamentos para amar a Deus e ao próximo são extraídos da Torá, Levítico e Deuteronômio. Sua misericórdia e compaixão são temas contínuos nos Salmos. No entanto, pode ser igualmente refutado na direção oposta. O Cristo que caminhou no jardim e amaldiçoou a serpente, que destruiu Sodoma e Gomorra, que levou o povo para fora do Egito e comandou os exércitos de Josué é o mesmo Cristo que encontramos no Evangelho. O Cristo de amor, compaixão e misericórdia que encontramos nos Evangelhos e o ensino dos apóstolos que compõem o restante do Novo Testamento é o mesmo Cristo que encontramos no julgamento do Apocalipse como o vingador do sangue inocente.

Embora os adeptos verdadeiros de Marcião sejam poucos e distantes no mundo atual, uma forma mais suave de marcionismo é uma ameaça constante e persistente. Ela assume a forma de ignorar e alegorizar a apresentação do Antigo Testamento de Deus, a Santíssima Trindade e a pessoa de Jesus Cristo. Isso está associado a uma caricatura unidimensional da pessoa de Cristo no Novo Testamento. Em alguns casos, assume a forma de negar, contra o testemunho consistente das Escrituras, os Padres e a tradição litúrgica da Igreja de que Deus tem alguma ira. Às vezes chega até a heresia do universalismo.

Contra essa visão, Hebreus nos diz que Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre (13,8). Sua figura nunca mudou e nunca mudará. Ele é o Deus que nos chama ao arrependimento através do certo conhecimento do julgamento vindouro e o Deus que derrama sua misericórdia e perdão quando nos afastamos do pecado para segui-lo. Ele está chegando em breve e sua recompensa, tanto pela justiça quanto pela iniquidade, está com Ele.

2 thoughts on “A aparição no Carvalho de Mambré é o começo da revelação da Santíssima Trindade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo