Prof. Dr. Alessandro Cavassin Alves, da FASBAM, participa do 21º Congresso Brasileiro de Sociologia, em Belém do Pará

Entre os dias 11 a 14 de julho de 2023, o Prof. Dr. Alessandro Cavassin Alves, da FASBAM, participou do 21º Congresso de Sociologia, organizado pela SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia), que aconteceu em Belém do Pará, cidade que também será sede da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), a ser realizado em 2025. Belém é uma cidade que se destaca pela natureza amazônica, sua cultura, em especial as diversas etnias indígenas, sua gastronomia e história (a fundação da cidade pelos portugueses é de 1616).

O Congresso de Sociologia teve como tema: “Sociologias para pensar o contemporâneo”. O objetivo foi reunir pesquisadores da Sociologia, Antropologia e Ciência Política, das diversas localidades brasileiras e internacional, para discutirem temáticas da sociedade contemporânea, a partir das diversas possibilidades teóricas das ciências sociais, mas, ao mesmo tempo, “trata-se, antes, da tarefa de colocar as Sociologias em modo auto vigilante, capaz de diagnosticar as fissuras presentes no tecido social e manter-se alerta em relação aos perigos e potencialidades de nossas práticas sociais” (https://www.sbs2023.sbsociologia.com.br/apresentacao). 

Durante o Congresso, o Prof. Dr. Alessandro Cavassin Alves, participou também do GT 05 (Grupo de Trabalho): “Família, Instituições e Poder”, apresentando o seu artigo intitulado: “Perfil dos Diretores Gerais dos Índios do Paraná no século XIX”. Ao todo o Congresso teve Conferências, Mesas Redondas, apresentações de trabalhos e demais atividades científicas, além do “ambiente propício para o diálogo e a troca de experiências entre os pesquisadores/as e profissionais da área”. Foram mais de 1700 participantes inscritos, evento que aconteceu na UFPA (Universidade Federal do Pará), às margens do rio Guamá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo