FASBAM e UNICENTRO firmam acordo para digitalização do Jornal Prácia vinculado aos imigrantes ucranianos e descendentes no Brasil desde 1912

A Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati, firmaram em abril de 2022 uma emocionante colaboração que começou a dar frutos e a trazer à vida a rica herança dos imigrantes ucranianos e seus descendentes no Brasil. Um acordo inédito foi firmado para a digitalização e disponibilização online do Jornal Prácia, um veículo de comunicação editado em Prudentópolis/PR, pela entidade mantenedora da FASBAM, que tem sido um elo vital com a comunidade ucraniana desde 1912.

A parceria entre a FASBAM, uma organização que se dedica a apoiar e preservar a cultura dos imigrantes ucranianos e seus descendentes, e a UNICENTRO, uma instituição de ensino comprometida com a pesquisa e o desenvolvimento regional, marca um passo significativo para a preservação da história e da identidade ucraniana no Brasil. O Jornal Prácia, há muito tempo, serviu e ainda serve como uma voz para a comunidade ucraniana, documentando suas histórias, desafios e conquistas ao longo das décadas.

Os primeiros números do Jornal Prácia, digitalizados com a mais alta qualidade e precisão, já estão disponíveis para acesso público (clique aqui para acessá-los). Isso permitirá que pesquisadores, historiadores, estudantes e o público em geral explorem as páginas amareladas pelo tempo e mergulhem na rica narrativa da imigração ucraniana e da contribuição dessa comunidade para o tecido multicultural do Brasil.

“A digitalização do Jornal Prácia é uma realização extraordinária que nos permitirá preservar e compartilhar a história dos imigrantes ucranianos no Brasil”, disse o Ir. Irineu Letenski, reitor da FASBAM. “Estamos emocionados em fazer essa parceria com a UNICENTRO, uma instituição que compartilha nosso compromisso de preservar o patrimônio cultural e histórico.”

Com a primeira leva de edições digitalizadas já disponível, espera-se que a iniciativa ganhe ainda mais momentum à medida que mais números forem adicionados ao acervo online. A colaboração entre a FASBAM e a UNICENTRO representa um passo corajoso em direção à preservação da história imigrante e ao enriquecimento do patrimônio cultural brasileiro.