Curso de iconografia bizantina em mosaico da FASBAM capacita novos artistas

Mais uma turma concluiu o curso de Iconografia Bizantina em Mosaico, sob a orientação do iconógrafo Eduardo Mourov, na Faculdade São Basílio Magno (FASBAM).

Durante duas intensas semanas de imersão no mundo da arte sacra e da tradição bizantina, os participantes tiveram a oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos e habilidades na criação de mosaicos que expressam a rica espiritualidade e significado da iconografia. O curso foi composto por aulas teóricas, sessões práticas e momentos de reflexão sobre a história e a simbologia presentes nas obras que culminaram na elaboração do Acheiropoieta, do Salvador, feito não pelas mãos.

Eduardo Mourov, um respeitado iconógrafo, compartilhou sua expertise e paixão pela arte bizantina com os estudantes, guiando-os com maestria desde as técnicas básicas até as mais complexas, garantindo que cada um desenvolvesse suas próprias habilidades artísticas únicas.

“A Iconografia Bizantina é uma forma de arte sagrada que transcende o tempo e o espaço. Por meio do estudo e da prática, nossos estudantes mergulharam no universo simbólico da iconografia, compreendendo a importância de cada elemento representado nos mosaicos. Estou verdadeiramente impressionado com o talento e a dedicação demonstrados por todos”, compartilhou Mourov ao final do curso.

A FASBAM parabeniza todos os formandos da turma de Iconografia Bizantina em Mosaico, que agora se juntam ao seleto grupo de artistas que perpetuam essa valiosa tradição milenar. A instituição também agradece ao iconógrafo Eduardo Mourov por sua incansável dedicação e compromisso em transmitir seus conhecimentos aos alunos, enriquecendo a comunidade artística e sacra.

A conclusão do curso aconteceu com a bênção dos ícones na capela da instituição realizada pelo diretor espiritual da FASBAM, Pe. Domingos Miguel Starepravo, OSBM.

Para aqueles que têm interesse em participar de futuras edições do curso, a FASBAM informa que novas turmas serão formadas em breve. Fique atento aos canais de comunicação da instituição para mais informações sobre datas e inscrições.