Prof. Dr. Teodoro participa de mesa redonda sobre o ensino de língua ucraniana no VI Simpósio Internacional de Estudos Eslavos da UNICENTRO

No dia 29 de setembro de 2021, o Prof. Dr. Teodoro Hanicz, Diretor Acadêmico da FASBAM, participou do VI Simpósio Internacional de Estudos Eslavos, promovido pelo Núcleo de Estudos Eslavos da UNICENTRO, do Campus Universitário de Irati, na mesa redonda: “O Ensino de Língua Ucraniana: perspectivas históricas e metodológicas”. 

Em sua fala, o Prof. Teodoro destacou que o debate em torno do ensino da língua ucraniana atravessa a história da imigração aqui no Brasil e hoje é um bom fruto da geração jovens de pesquisadores que está se interessando pelo tema. Ele lembrou também que a língua ucraniana, ao menos fora do eixo Prudentópolis e região, é mantida em um contexto mais religioso, ou seja, é mantida nos espaços da Igreja, na liturgia, nas orações e nos cantos e não tanto no espaço familiar, social e cultural. Por fim, fez algumas sugestões, como de intensificar o desenvolvimento de metodologias e de mudar o ponto de vista, o olhar, ou seja, o olhar da necessidade para o olhar do desejo, isto é, de despertar o encanto pela língua ucraniana.

Sobre o evento: Esta sexta edição do evento rememora e reflete os 130 anos da Imigração Ucraniana no Brasil e os 150 anos da Imigração Polonesa no Paraná e é coordenado pela Prof. Dr. Mariléia Gartner.

Confira abaixo o vídeo da transmissão da mesa redonda:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo