Abertura do Ano Acadêmico 2021

Aconteceu neste dia 08 de fevereiro a abertura do Ano Acadêmico 2021 da FASBAM. Num primeiro momento, foi celebrada a Divina Liturgia de São João Crisóstomo pedindo o envio do Espírito Santo e pela alma do nosso amigo e estudante do segundo ano do Curso de Filosofia, o seminarista Anderson Elmo de Sousa Aparecido da Congregação dos Missionários Servos dos Pobres, motivo pelo qual o Pe. Francisco de Assis, reitor do seminário e delegado da congregação celebrou conosco.

Confira a introdução realizada pelo Ir. Leonardo Kratcouski, OSBM e a homilia proferida pelo presidente da celebração, Pe. Teodoro Hanicz, OSBM.

Louvado seja o nosso Senhor, Jesus Cristo!

Estimados irmãos e irmãs,

Sejam bem-vindos à celebração da Divina Liturgia de São João Crisóstomo por ocasião da abertura do Ano Acadêmico 2021, diretamente da nossa capela, aqui na FASBAM, que será presidida pelo Pe. Teodoro Hanicz, OSBM.

Os Atos dos Apóstolos nos contam que “No dia de Pentecostes, eles estavam todos juntos no mesmo lugar”. Infelizmente, este não é o caso hoje, nesta festa inaugural do ano acadêmico. Não estamos todos juntos no mesmo lugar por causa das circunstâncias atuais que não nos permitem. Estamos em lugares diferentes, mas animados pelo mesmo desejo de acolher o Senhor e de segui-Lo.

É verdade que a tecnologia nos aproxima e permite que muitos, embora distantes, estejam em união. Porém, ainda mais do que a tecnologia, é o Espírito do Senhor ressuscitado que cria os laços duradouros que nos tornam uma comunidade; uma comunidade ansiosa para anunciar a todos que o Senhor está presente, transforma nossas vidas e não nos deixa sozinhos.

É por isso também que queremos acolher o Pe. Francisco e toda a Congregação dos Missionários Servos dos Pobres, estendendo o nosso abraço e o nosso carinho pelo amigo e seminarista Anderson que ontem partiu para a casa do Pai.

Homilia por ocasião da Abertura do Ano Acadêmico 2021 da FASBAM.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Bom dia!

Irmãos e irmãs,

Com a celebração da Divina Liturgia iniciamos ao ano acadêmico 2021, pedindo graças e bênçãos a todos que fazem parte da comunidade acadêmica, da família FASBAM. Pedimos a Deus conhecimento e sabedoria para aproveitar melhor este ano de intenso estudo.

1ª leitura  At 2, 1-11  – O Envio do Espírito Santo

Vale a pena dar um pouco de atenção aos versículos 6 e 7. “Com o ruído que se produziu, a multidão acorreu e ficou perplexa, os que ali estavam ficaram estupefatos e surpresos.”

Ruído, perplexidade, surpresa, admiração, espanto, curiosidade foi o que o Espírito Santo causou na multidão e nos discípulos. E os discípulos, imbuídos de admiração e surpresa, persuadidos, convencidos e garantidos pela presença do Espírito Santo continuaram a obra do Mestre.

Ruído, perplexidade, surpresa, admiração, espanto, curiosidade são também atributos e particularidades da filosofia. Ela é ruidosa, causa estrondo, espanto, provoca perplexidade, admiração, surpresa, por isso atrai. Então, embebidos desses atributos iniciemos o ano letivo de  2021, sempre contando com a presença do Espírito Santo, fonte de sabedoria, na nossa caminhada acadêmica.

Evangelho Mt 13, 4-8  – Parábola do semeador

Na parábola do semeador, Jesus usa um exemplo simples do cotidiano agrário para ilustrar um processo espiritual de acolhida, de aceitação, de desenvolvimento e crescimento da palavra de Deus. A palavra de Deus, ou melhor dizendo, o ensinamento de Jesus tinha aceitação diferente e produzia resultado diferente em cada ouvinte. A Palavra estava sendo semeada, o reino estava sendo anunciado, mas os resultados eram diferentes.

A parábola do semeador, além de nos dar uma lição de vida, ela oferece novo impulso para a nossa realidade acadêmica e pode ser adaptada ao ensino e aprendizagem da Filosofia. No decorrer do curso serão semeados conhecimento e sabedoria. Cada estudante acolhe de maneira diferente, produz resultados diferentes.

No percurso acadêmico o importante é produzir, nem que seja pouco. Cada um a seu jeito, conforme as suas capacidades. O que não podemos é deixar a semente se perder, morrer. O estudo da filosofia deve produzir conhecimento, crescimento intelectual e sobretudo sabedoria de vida. Deve nos ensinar a responder as grandes questões do mundo de hoje. A filosofia nos ensina questionar o mundo, as realidades sociais, políticas, religiosas.

Prezados jovens estudantes, tenham certeza de que a filosofia fará de vocês pessoas melhores, mais sábias, mais  felizes e mais realizadas na vida.

Em seguida, o Prof. Dr. Ir. Irineu Letenski, OSBM deu as boas-vindas a todos os estudantes e o Prof. Agostinho Busato, diretamente do Estúdio São João Crisóstomo da FASBAM, realizou a aula inaugural.