Quais são os melhores livros sobre estoicismo?

Meditações de Marco Aurélio

Meditações é talvez o único documento desse tipo já feito. São os pensamentos particulares do homem mais poderoso do mundo dando conselhos a si mesmo sobre como cumprir as responsabilidades e obrigações de suas posições. Marco parava quase todas as noites para praticar uma série de exercícios espirituais – lembretes criados para torná-lo humilde, paciente, empático, generoso e forte diante do que quer que estivesse lidando. Você não pode ler este livro e não sair com uma frase que será útil para você na próxima vez que estiver com problemas. Leia, é uma filosofia prática incorporada.

Cartas de um estoico por Sêneca

Enquanto Marco escreveu principalmente para si mesmo, Sêneca não teve problemas aconselhando e auxiliando outros. Na verdade, esse era o trabalho dele – ele era o tutor de Nero, encarregado de reduzir os terríveis impulsos de um homem terrível. Seus conselhos sobre tristeza, riqueza, poder, religião e vida estão sempre disponíveis quando você precisa deles. As cartas de Sêneca são o melhor lugar para começar, mas os ensaios De brevitate vitae também são excelentes.

Discursos de Epicteto

O fato de os ensinamentos de Epicteto sobreviverem a nós é notável. É apenas graças a um aluno chamado Arriano, que é creditado por transcrever as lições que aprendeu na sala de aula de Epicteto, no início do século II d.C. Arriano escreveu em uma carta antes da publicação do Discursos, “tudo o que eu costumava ouvi-lo dizer que escrevi, palavra por palavra, o melhor que pude, como um registro para uso posterior de seu pensamento e expressão franca”. Arriano usaria essas lições para obter renome por toda Roma como conselheiro político, comandante militar e autor prolífico.

Curiosamente, no primeiro livro de Meditações, intitulado “Dívidas e lições”, Marco agradece a um de seus professores de filosofia, Rústico, “por me apresentar os discursos de Epicteto – e me emprestar sua própria cópia”.

Para mais posts como esse, podcast e vídeos, acompanhe o nosso blog e conecte-se conosco em nossas redes sociais. E não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Em 2022, a FASBAM ofertou o curso de alta formação: Sobre o bem viver: lições do Epicurismo e do Estoicismo, com a Profa. Dra. Sílvia Maria de Contaldo. Todas as aulas estão disponíveis gratuitamente no Canal do YouTube.

Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo