As 3 regras de ouro de Sócrates para se comunicar nas redes sociais

Assim que algo novo acontece, instantaneamente há um novo post no Instagram e no Facebook. Muitas vezes não resistimos em apenas curtir, sentimos que precisamos dar nossa opinião, de escolher um lado, de transmitir nossos pensamentos, de sermos autoridade naquele assunto. Parece que as opiniões são expressas como se não fosse necessário ter o mesmo comportamento do que quando estamos cara a cara.

Mas afinal, como devemos ajustar nossos comentários e posições quando as conversas digitais favorecem um tom de voz agressivo? É aqui que apresentamos a regra das três peneiras que foi estabelecida por Sócrates para silenciar por um momento antes de falar. Devemos peneirar nossa resposta através destas perguntas:

• É verdade? (Tivemos o cuidado de verificar as informações, a fonte da foto, o boato etc.?)
  • Isso é bom? (Ou é uma informação que vai machucar ou danificar alguém)?
  • É útil? (Isso pode melhorar as coisas ou promover a conversa?)

Este é um bom sistema para evitar desperdiçar energia com palavras mal escolhidas.

Na falta de reflexão silenciosa, necessária para cultivar o nosso eu interior, inconscientemente nos encontramos assumindo uma posição ativista, alinhada com nosso grupo de referência, sem refletir sobre nossas ações. Saber quando refletir em silêncio nos ajuda a falar melhor nossa consciência.

2 thoughts on “As 3 regras de ouro de Sócrates para se comunicar nas redes sociais

1. Ryath says:

Muito legal, não imaginava que a filosofia de Sócrates poderia servir para isso, mas serve!
    Totalmente dedicado ao que é do bem e bom.
    Gratidão e parabéns por disseminar o bem.