Coronavírus e Gestão de Comunicação nas Paróquias

Neste tempo de pandemia, comunicar-se de maneira eficiente e eficaz se tornou fundamental para as comunidades paroquiais. Pensando nisso, nós preparamos um guia de como comunicar com sucesso informações importantes.

A parte mais importante da abordagem da sua comunidade paroquial ao COVID-19 é a sua estratégia de comunicação, principalmente neste momento em que as autoridades governamentais e sanitárias estão, aos poucos, permitindo a abertura das igrejas. Se as pessoas não souberem quais são suas políticas, elas assumirão que não existem. Isso pode resultar em problemas maiores, como por exemplo, a opção de se afastar da Igreja por acharem que o problema não é suficientemente tratado e até mesmo a proliferação do vírus.

A primeira coisa que você deve fazer é comunicar à sua comunidade que você tem uma política, mas mais importante, quais canais você estará atualizando com as informações mais recentes sobre a política da sua comunidade durante a pandemia do COVID-19. Idealmente, você deve publicar essas atualizações sempre em todos os canais que tiver. Isso inclui:

  • o site;
  • o grupo de WhatsApp;
  • a lista de e-mail; e
  • as redes sociais, como Faceboook, Instagram e YouTube.

O núcleo para sustentar a participação da sua comunidade durante o surto do COVID-19 é a comunicação. A primeira coisa que você deve fazer é, como um líder, redigir uma declaração oficial sobre todas as suas melhores práticas para participar do serviço litúrgico com segurança e divulgar essa declaração para o maior número possível de fiéis.

Para consolidar essas ideias na mente dos fiéis, é uma boa ideia divulgar um vídeo, explicando exatamente como realizará a liturgia de maneira segura, inclusive antes da Santa Missa, caso ela seja celebrada em sua paróquia. O ideal é que você produza este vídeo antecipadamente. Lembre-se que não é necessário uma produção de Hollywood, mas que algumas dicas básicas, como gravar com o celular deitado em no máximo dois minutos, são importantes.

Não esqueça de compartilhar este post com seus amigos sacerdotes ou com o padre da sua paróquia.  Na próxima semana, vamos tratar sobre como criar rapidamente uma estratégica de comunicação para a sua paróquia. Aguarde!

Para se aprofundar em temos de marketing e comunicação para dioceses, paróquias e institutos de vida consagrada, inscreva-se em um dos nossos cursos de pós-graduação destinados especialmente para a Igreja Católica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat