Abertura do ano acadêmico 2020 da FASBAM

Aconteceu ontem, dia 10 de fevereiro de 2020, no auditório da Faculdade São Basílio Magno, a Divina Liturgia de abertura do ano acadêmico de 2020 para os cursos de Filosofia e Propedêutico, presidida Pe. Teodoro Hanicz, OSBM, coordenador acadêmico da instituição. A celebração teve caráter de acolhida a todos os estudantes, professores e colaboradores da instituição, marcando assim o início das atividades acadêmicas.

Em sua homilia, Pe. Teodoro frisou a importância da sabedoria para a formação intelectual. É ela que nos permite colher frutos, frisou. Pe. Teodoro também reforçou a importância da instituição ter se consolidado como um local de referência para o estudo filosófico para todo o Estado do Paraná.

O Prof. Dr. Ir. Irineu Letenski, no término da Divina Liturgia, acolheu calorosamente todos os presentes e apresentou as 20 casas de formação que compõe a comunidade acadêmica da FASBAM e todos os presentes. Foi uma manhã agradável de celebração e de alegria em poder perceber a graça de Deus que se manifesta através da unidade na diversidade de tantas pessoas e diversos lugares que se encontram na instituição e fazem dela um lugar único.

Após, aconteceu a aula magna com o professor e escritor Elson Faxina, com o tema: Os desafios da comunicação: a imagem na sociedade contemporânea. Faxina destacou o novo estágio social em que vivemos: “Formamos comunidades, participamos de uma “tribo”, acumulamos informações, apreendemos mundos e aprendemos a manejar a vida a partir do processo da empatia que temos com este ou aquele personagem, com este ou aquele grupo. Passamos a viver no tempo da dupla imagem: a física e a virtual. O que nos guia é a segunda. A aura desse tempo é a emoção, por meio das comunidades de consumo e de pertença”, destacou.

Ao final, o professor Elson Faxina presenteou a instituição com uma obra de sua coautoria, intitulada: Midiatização – um novo modo de ser e viver em sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo