A formatura da turma de filosofia do cinquentenário da FASBAM

O ano em que a Faculdade São Basílio Magno – FASBAM completa seus 50 anos de existência coleciona boas notícias. No último dia 07 de dezembro, aconteceu a outorga de grau de mais uma turma do Curso de Filosofia. Foram 18 formandos que realizaram o sonho da conclusão da graduação.

“A formatura desta turma é um marco importante para a nossa instituição em seu cinquentenário, pois é o resultado de uma trajetória de dedicação de professores qualificados e de estudantes capacitados que acreditaram no nosso potencial”, declarou o diretor da FASBAM, Prof. Dr. Irineu Letenski.

Com a palavra, os formandos:

“Tudo isso se torna celebração de um caminho que aqui iniciamos e jamais se encerrará. O que se esvai é meramente nossa presença cotidiana nessa instituição que se tornou nossa casa, ou de um ponto de vista mais lustral, um verdadeiro santuário para o qual nós peregrinávamos todos os dias em busca de conhecimento e mais, da sabedoria que transcende ao conhecimento e à própria razão, pois, como afirma Heráclito: ‘a sabedoria é mais forte e mais excelente do que a que aparece’.” Thiago Antunes Ferreira de Oliveira – orador da turma.

“Eu tenho a sensação de dever cumprido, de ver que está acabando e que deu tudo certo”, comemora o juramentista da turma, Daniel Malaquias dos Santos, que agora iniciará os estudos teológicos em Roma. Questionado sobre os momentos que merecem destaque, ele cita o trabalho de conclusão de curso. “O último ano foi quando eu vi que realmente tive que colocar em prática tudo o que aprendi nos anos anteriores”, afirma.

O formando Carlos Dener Pires Julio resumiu a conclusão do curso de filosofia com as palavras: “gratidão a todos com peso de eternidade”.

Professores também comemoram o momento:

Teodoro Hanicz é Coordenador do Curso de Filosofia da FASBAM. Para ele, o momento é de muito orgulho. “É um grande dia não somente para os nossos formandos, mas para nós, professores, também. Nós os acompanhamos ao longo dos últimos três anos e eles são motivo de muita alegria para toda a comunidade acadêmica”. Conforme o professor, o curso está em constante aperfeiçoamento e isso só é possível graças a dedicação de todos os professores e estudantes. “O curso de filosofia da FASBAM possui renome em todo o Paraná e porque toda a nossa comunidade está envolvida para proporcionar o melhor aos nossos estudantes. Acredito que nosso diferencial é esse: construirmos o nosso curso de filosofia juntos – professores, estudantes, (arqui) dioceses, ordens, congregações e institutos religiosos”.

Após a cerimônia de outorga de grau, foi celebrada a Divina Liturgia de São João Crisóstomo no Rito Bizantino Ucraniano, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.