As 10 principais razões para estudar filosofia

Muitas pessoas pensam que o caminho mais prático para uma carreira bem-sucedida e satisfatória necessariamente leva a um campo empresarial. No entanto, estudos mostraram que muitos empregadores valorizam “amplas capacidades” e habilidades como criatividade e pensamento crítico em detrimento de habilidades técnicas limitadas e que você somente adquirirá com o estudo da filosofia. Aqui estão 10 principais razões pelas quais você deveria estudar filosofia – um dos segredos mais bem guardados da graduação:

1 PREPARE-SE PARA O SUCESSO EM UMA AMPLA VARIEDADE DE CARREIRAS

O estudo filosófico desenvolve habilidades de escrita, leitura, raciocínio, repensar, adaptar, aprender, organizar e dialogar. Em um ambiente tecnológico e de negócios em rápida mudança, essas são habilidades de grande valor prático.

2 SUPERE OUTRAS ESPECIALIDADES EM EXAMES PADRONIZADOS

Avaliações de raciocínio analítico, lógico e habilidades de pensamento crítico são destaque em exames de seleção ou concursos públicos. Os especialistas em filosofia tendem a se sair excepcionalmente bem nesses exames.

3 TENHA MAIOR POTENCIAL DE GANHO

Apesar de começar atrás de cursos de melhor remuneração no início de suas carreiras, os profissionais de filosofia em média superam os cursos aparentemente mais práticos, como administração de empresas, no meio da carreira.

4 SEJA UM VALIOSO PARCEIRO DE DISCUSSÃO

A filosofia nos ajuda a entender em que nossas próprias ideias se baseiam e como elas se posicionam em relação às de outras pessoas ao explorar questões complexas.

5 PREPARE-SE PARA UMA CARREIRA EM DIREITO

A filosofia desenvolve habilidades relevantes como argumentação e crítica, leitura cuidadosa de textos complexos e escrita clara e precisa.

6 TRAGA PERSPECTIVA PARA SUA CARREIRA

Os bons médicos, engenheiros e cientistas pensam profundamente sobre seu trabalho e seus efeitos sobre outras pessoas e o mundo. As aulas de filosofia oferecem espaço para pensar, escrever e discutir amplamente as experiências – não apenas o “como fazer”, mas também o “por quê?” E o “por que não?”

7 COMPREENDA OS PRINCÍPIOS ÉTICOS E SUAS APLICAÇÕES

A filosofia fornece conceitos que se aplicam a situações familiares, sociais e de trabalho – ajudando-nos a reconhecer e responder a questões éticas no mundo real.

8 SEJA UM CIDADÃO MAIS INFORMADO

Hoje, ser um cidadão engajado exige um grau sem precedentes de conhecimento de mídia e informação. A filosofia fornece as ferramentas para combater os efeitos distorcidos da publicidade e propaganda nos discursos políticos e sociais.

9 DESCUBRA SUA PRÓPRIA DEFINIÇÃO DE SUCESSO

As aulas de filosofia apresentam aos estudantes o desafio de confrontar a si mesmos, seus valores e seu mundo – o que significa ter sucesso.

10 NÃO FAÇA PARTE DO SENSO COMUM

O estudo filosófico incentiva o pensamento crítico – um aspecto essencial da criatividade e inovação no local de trabalho. Isso requer prática (e às vezes coragem).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *