A face sortílega do desejo: considerações sobre o animismo, a magia e a feitiçaria

Hoje, aqui no nosso blog de filosofia, nós queremos convidar você a ler o artigo do doutorando em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), intitulado: A face sortílega do desejo: considerações sobre o animismo, a magia e a feitiçaria. Ele foi publicado no primeiro número da nossa Basilíade – Revista de Filosofia.

Neste artigo, o objetivo central é fazer ressaltar as características dos conceitos de animismo, magia e feitiçaria a partir das perspectivas de Sigmund Freud e Bronislaw Malinowski. Em um primeiro momento, analisaremos o animismo. Em seguida, uma vez que as observações etnográficas de Malinowski divergem daquelas de Freud, examinaremos a magia e a feitiçaria com a finalidade de verificar não somente as divergências, mas também as convergências e as aproximações possíveis que existem entres estes dois pensadores e os próprios conceitos entre si. Por fim, mostraremos o que está no centro dessas análises e quais são as razões que fundamentam esses métodos e as resistências que eles podem suscitar.

Clique aqui para aceder ao artigo.

Sobre Basilíade – Revista de Filosofia: Publicada pela FASBAM – Faculdade São Basílio Magno, Basilíade – Revista de Filosofia tem a missão de divulgar reflexões filosóficas que não somente expressem resultados de pesquisa original em nível de pós-graduação, mas também contribuam para o enriquecimento da cultura nacional. Publica artigos, recensões ou resenhas que abrangem as áreas: 1. Filosofia Teórico-sistemática (metafísica, antropologia filosófica, ética, entre outras). 2. História da Filosofia (filosofia antiga e medieval). Os artigos podem ser submetidos, além da língua portuguesa, em inglês, francês, italiano e espanhol, já os demais textos devem ser submetidos somente em língua portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *