A Problemática da Identidade na Pós-Modernidade

Sob orientação do Prof. Dr. Fabiano de Mello Vieira, o nosso egresso Cristoffer Fernando Ribeiro de Jesus publicou em Helleniká – Revista Cultural o seu artigo: A Problemática da Identidade na Pós-Modernidade.

Neste artigo, o autor trata da questão da identidade, buscando apresentar algumas definições essenciais desse conceito e também evidenciar os processos de mudança em torno da concepção de sujeito. Ele expõe igualmente suas consequências para a formação da identidade. Na tradição filosófica, encontramos algumas abordagens fundamentais sobre o tema, que assinalam ao conceito de identidade um caráter unitário, como, por exemplo, o período moderno que apresentou a noção de um sujeito centrado em si mesmo, consciente de seu maior atributo, entendido como a razão. Porém, a concepção clássica e moderna do homem é questionada com o advento da pós-modernidade, que alterou o modo de compreensão sobre o tema da identidade através de uma série de descentralizações que colocaram o ser humano em uma realidade múltipla, marcada pela pluralidade e não mais pela unidade.

Clique aqui para aceder ao artigo.

Sobre Helleniká – Revista Cultural: é uma publicação da FASBAM – Faculdade São Basílio Magno de caráter multidisciplinar, com periodicidade anual na versão eletrônica, e tem como principal finalidade estimular e promover a discussão de questões que propiciem a formação integral do ser humano, orientada pela visão de mundo cristã inspirada na solicitude social de São Basílio Magno, na área educacional, contribuindo para o desenvolvimento cultural regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo