Vice-Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia felicita a FASBAM pelo seu 50º aniversário

Ontem, dia 29 de junho, o Sr. Rostyslav Tronenko, embaixador da Ucrânia no Brasil, transmitiu ao diretor geral da FASBAM, Prof. Dr. Irineu Letenski, as felicitações do Sr. Vasyl Bodnar, vice-ministro das relações exteriores da Ucrânia, por ocasião do 50º aniversário da instituição durante a celebração do jubileu na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora de Rito Greco-Católico Ucraniano, em Curitiba.

Em sua carta, o vice-ministro, em nome do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, parabenizou o Prof. Irineu e toda a equipe da FASBAM – Faculdade São Basílio Magno, enfatizando a missão importante e digna que a instituição tem com o desenvolvimento humano na área da educação filosófica e cultura à base da visão Cristã. Ele ainda aproveitou o ensejo para lembrar que durante muitos anos a Província Brasileira da Ordem de São Basílio Magno, onde foi criada a FASBAM, administra o curso de filosofia e contribui à preservação das tradições nacionais e à divulgação do rico patrimônio cultural e religioso da Ucrânia.

Além disso, o vice-ministro destacou que a instituição dá continuidade a esta atividade com muito sucesso e demonstra solidariedade com o povo ucraniano na sua luta contra a agressão russa, e finalizou desejando a toda a equipe da FASBAM muita saúde e felicidade, prosperidade, inspiração e sucesso em sua missão, que enriquece a cooperação multilateral entre a Ucrânia e o Brasil.

O Sr. Rostyslav Tronenko ainda presenteou a Biblioteca da FASBAM com dois livros. O primeiro da crítica literária e doutora em filologia, Lesya Heneralyuk, intitulado: “O santo milagre brilha nas igrejas de Deus…” – Igrejas da Ucrânia na pintura, poesia e prosa de Shevchenko («Святим дивом сяють храми Божі…» Храми України в малярстві, поезії, прозі Шевченка); e outro: Tarás Schevchenko – o poeta da Ucrânia, que é um livro comemorativo em versão bilíngue (em português e ucraniano) por ocasião dos 200 anos do nascimento do poeta ucraniano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo