Dom Bernardo Bonowitz, OCSO lança livro na FASBAM

No último sábado, dia 22 de junho, a Livraria Vozes em parceria com a FASBAM, organizaram o lançamento do livro “São Bernardo, o Numerólogo”, escrito por Dom Bernardo Bonowitz, OSCO, abade do Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo, que está localizado no município de Campo do Tenente/PR.

Em um primeiro momento, Dom Bernardo iniciou com a oração da Ave-Maria e agradeceu a oportunidade de estar presente e poder falar sobre o pensamento de São Bernardo através da conferência: «Ser formado pela Verdade, Bernardo de Claraval e a busca da Sabedoria».

Dom Bernardo enfatizou que para São Bernardo a busca da sabedoria não tem a ver com a pesquisa acadêmica. “Para ele, o ser humano se torna sábio quando é formado pela Verdade”, destacou. A sua fala foi concentrada em um esquema de São Bernardo, a partir de Orígenes, que nos orienta a sermos formados pela Verdade a partir de três livros sapienciais do Antigo Testamento: Eclesiastes, Provérbios e Cântico dos Cânticos.

Em seguida, foram respondidas algumas perguntas da público que lotou o auditório da FASBAM e também aconteceu uma apresentação de cantos gregorianos pela Schola Cantorum do Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo. A primeira música que os monges trapistas escolheram foi a Antífona de Entrada para a Santa Missa dos Doutores da Igreja, a segunda música foi Este Lugar é Terrível – uma antífona de entrada escolhida para a dedicação da igreja do mosteiro. A terceira música escolhida foi a Sequência de Pentecostes: Veni Sancte Spiritus. A última canção entoada pelos monges foi Salve Regina.

Por fim, Dom Bernardo participou de uma sessão de autógrafos e de fotos tiradas pela fotógrafa Letícia Casarotto, que podem ser conferidas, clicando aqui.