FASBAM firma parceria educacional com o Consórcio de Pesquisa e Educação sobre o Holodomor (HREC) das universidades canadenses de Alberta e Toronto

A FASBAM formalizou na última semana a sua parceria com o Consórcio de Pesquisa e Educação sobre o Holodomor (HREC – Holodomor Research and Education Consortium) do Instituto Canadense de Estudos Ucranianos (CIUS – Canadian Institute of Ukrainian Studies) que pertence à Universidade de Alberta, localizada na cidade de Edmonton, e à Universidade de Toronto.

“A parceria, que já vem sendo tratada desde o ano passado com a Diretora de Educação do HREC, Prof. Dra. Valentina Kuryliw, visa a internacionalização da FASBAM bem como a disponibilização de material científico em língua portuguesa sobre o Holodomor – a Grande Fome que aconteceu na Ucrânia durante o regime soviético, entre 1932 e 1933″, destaca o Prof. Dr. Irineu Letenski, diretor geral da instituição.

Segundo a Prof. Dra. Valentina: “nós discutimos a possibilidade da parceria com a nossa equipe do HREC e estamos felizes em ajudar a FASBAM com materiais para exposições sobre o Holodomor que poderão ser traduzidos para a língua portuguesa”.

Foram doados pelo HREC importantes materiais sobre o Holodomor para a Biblioteca da FASBAM, como o próprio livro da Prof. Dra. Valentina: Holodomor in Ukraine – The Genocidal Famine 1932-1933 (Holodomor na Ucrânia – A Fome Genocida 1932-1933); assim como as obras The Famine of 1932-1933 in Ukraine: An Anatomy of the Holodomor (A Fome de 1932-1933 na Ucrânia: Uma Anatomia do Holodomor) de Stanislav Kulchytsky e The Holy See and the Holodomor: Documents from the Vatican Secret Archives on the Great Famine of 1932-1933 in Soviet Ukraine (A Santa Sé e o Holodomor: Documentos dos Arquivos Secretos do Vaticano sobre a Grande Fome de 1932-1933 na Ucrânia Soviética) que foi editada por Athanasius D. McVay e Lubomyr Y. Luciuk.