Livro do Pe. Soter Schiller, OSBM aborda a Divina Liturgia de São João Crisóstomo em detalhes

O Sacrifício de Louvor em torno da Divina Liturgia de São João Crisóstomo é a obra mais recente do Prof. Pe. Soter Schiller, OSBM que foi publicada pelas Edições Basilianas. O livro trata de maneira detalhada sobre o que é mais importante para a vida do cristão católico, a Divina Liturgia, o grande banquete que o Senhor nos prepara por meio dos seus sacerdotes, no Rito Bizantino Ucraniano.

Confira o prefácio da obra:

Decorrem 50 anos da publicação do decreto do Concílio Vaticano II sobre as Igrejas Orientais católicas, Orientalium Ecclesiarum. Dimensionando o lugar dessas Igrejas como “parte do patrimônio divinamente revelado e indiviso da Igreja universal”, o Concílio destaca as instituições e os ritos litúrgicos das comunidades cristãs orientais como seus componentes fundamentais, nas quais reluz a tradição “que vem desde os apóstolos através dos Padres” (Nº 1).

Na esteira da mobilidade populacional nos últimos séculos, muitas comunidades cristãs de tradição oriental saíram de seu habitat original e migraram para novos ambientes, vindo a se estabelecer até em terras dos continentes americanos. Nestes lugares, os emigrantes e seus descendentes enfrentaram – e enfrentam hoje ainda mais – a desafiante tarefa de viver a sua tradição e suas práticas cristãs num meio muito diferente do seu nicho de origem.

O presente escrito é, em larga escala, uma reformulação do livrinho intitulado “Nossa Liturgia”, que era inteiramente orientado ao público da Igreja Greco-Católica Ucraniana e que visava a ser um subsídio com fins pastorais, para a formação litúrgica do povo, este povo que justamente se encontra na situação acenada.

Neste opúsculo, o objetivo primordial permanece; retira-se, porém, a restrição: as presentes considerações dirigem-se a quem o assunto interessar possa. De fato, as facetas do patrimônio espiritual das Igrejas Orientais vêm despertando crescente interesse no meio brasileiro, mas a oferta de uma literatura sobre teologia e liturgia oriental é ainda bem limitada por aqui.

Proponho-me, pois, a desenvolver uma “introdução à Divina Liturgia de São João Crisóstomo”, à celebração eucarística tão distintiva dasIgrejas de tradição bizantina. Tecida, na sua maior extensão, ao longo da era patrística, a Missa de Crisóstomo reflete, em grande proporção, a alma das raízes do cristianismo, “quem vem desde os apóstolos através dos Padres”, como vê o Concílio. Ela não representa, pois, a liturgia da Igreja “ortodoxa”, no sentido convencional do termo, como às vezes se escreve: ela é a liturgia-patrimônio da Igreja de Cristo como tal.

Permanecendo de caráter pastoral o objetivo maior desse escrito, não há nele uma pretensão de constituir uma obra científica sobre a Theiá Leiturgia de João Crisóstomo. Não se destina ele especificamente a teólogos ou a determinados círculos de estudiosos, mas ao povo de Deus que quer celebrar a Liturgia com consciência e entendimento. No entanto, para as principais, se não todas, as afirmações deste trabalho procurei apoio nos melhores estudiosos de liturgia oriental, como Hans-Joachim Schulz, Juan Mateos, Robert Taft e outros mais, no intuito de que nada resultasse gratuito e infundado. Alimento a tese de que, tratando-se de liturgia, e mesmo de outros setores da vida da Igreja, as coisas são melhor compreendidas quando se as focaliza a partir de sua gênese histórica e de sua situação no tempo e no espaço. A Divina Liturgia de São João Crisóstomo não foi escrita de uma só vez, do princípio ao fim: a sua gênese abrange longos séculos e contribuições de muitos autores, individuais ou coletivos. Também sobre isso baseiam-se as minhas considerações e meus comentários que, espero, sejam de utilidade para celebrar essa magnífica Liturgia “de toda a alma e com todo o entendimento” – como nos convida uma de suas preces.

3 thoughts on “Livro do Pe. Soter Schiller, OSBM aborda a Divina Liturgia de São João Crisóstomo em detalhes

  1. Luiz Pierre Silva Pierre Silva says:

    Bom dia,

    Desejo adquirir o livro O sacrifício de Louvor do Padre Soter Schiller. como vocês podem me ajudar?
    Atenciosamente,
    Diácono Pierre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo