7 Santos que encontraram Deus através da filosofia

Homens e mulheres uniram a fé e a razão para descobrir a grandeza do universo.

A Igreja Católica sempre teve um grande amor pela filosofia. Desde o início, a Igreja minou as profundezas do pensamento filosófico, começando com as obras clássicas de Platão e Aristóteles, continuando através das várias escolas filosóficas que nos levam até os dias atuais.

A Igreja acredita firmemente que a fé e a razão – longe de estarem em oposição – nos levam a Deus, que é a Verdade. Por essa razão, alguns dos maiores santos da Igreja Católica também foram filósofos eruditos. Eles se aprofundaram nas questões essenciais da vida e descobriram Deus, que é a resposta para todos eles.

Aqui está uma pequena seleção de santos que não apenas levaram uma vida santa, mas também usaram seu intelecto para refletir sobre o mundo que Deus criou.

SANTO AGOSTINHO

Agostinho tinha uma sede de verdade durante toda a sua vida e depois de mergulhar nas obras de vários filósofos, foi levado para mais perto de Deus. Após sua conversão, ele cristianizou suas crenças filosóficas e formou sua vida espiritual.

SANTO ANSELMO

Um monge beneditino do século XII, Anselmo é mais conhecido por seu argumento ontológico para a existência de Deus e é por vezes referido como o “Doutor Escolástico”. Seu trabalho em filosofia foi muito influente e ajudou a fundar uma base para que outros a construíssem.

santo alberto magno

Professor de Santo Tomás de Aquino, Alberto reviveu o interesse em filósofos clássicos entre religiosos e é conhecido como o maior filósofo alemão da Idade Média.

santo tomÁS DE AQUINO

Um gigante filosófico do século XIII, Tomas de Aquino compôs a Summa Theologiae, um texto exigido em muitos programas de filosofia. Ele era um perito em argumentação e seu pensamento detalhado é inigualável na história da Igreja.

Bem-aventurado João Duns Scotus

Uma escolástico franciscana do século XIII, Scotus fez grandes avanços na metafísica e fez um argumento complexo para a existência de Deus. Ele é conhecido como um dos quatro grandes filósofos da Alta Escolástica.

são joão paulo ii

João Paulo II tinha um amor pelas línguas e este amor levou-o a estudar filosofia. Todos os seus escritos contêm linguagem muito precisa e uma de suas obras mais filosóficas é conhecida como “Homem e Mulher Ele o Criou: teologia do corpo”.

SANTA Teresa Benedita da Cruz

Edith Stein (mais tarde conhecida como Teresa Benedita da Cruz) estudou o filósofo Edmund Husserl e se converteu à fé católica, em grande parte devido ao seu desejo filosófico pela verdade.

Fonte: Aleteia (em inglês).

4 thoughts on “7 Santos que encontraram Deus através da filosofia

1. Lucas says:

Todos tem uma historia de vida muito bonita e alguns um pouco trágica mas é muito raro encontrar alguém com uma mente parecida com a de são Tomás de Aquino, sem duvida foi alguém incrivelmente distinto.

2. gilberto luiz bacaro says:

O estudo filosofico desses santos da igreja católica,os considero preciosidade do estudo da existencia de Deus, para quem possue duvida sobre o assunto. Os considero pessoas santas, que vieram para o mundo e como outros tantos provar a existencia de Deus.
    Excelente.